20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Fiems destaca ações em parceria com a OAB/MS

2019-01-26 19:02:00

Ao participar na noite da quinta-feira (24/01), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, da solenidade de posse do presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Mansour Elias Karmouche, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, relembrou as diversas ações realizadas em parceria entre as duas instituições e espera que os trabalhos em conjunto se intensifiquem ainda mais.

“Entendo que o amigo Mansour, presidente da OAB/MS e reeleito com a maior votação em uma reeleição da Ordem no Estado, tem desenvolvido seu trabalho, que é feito com os colegas advogados e também com as federações. Na última gestão, agregou-se com a Fiems e demais federações do setor produtivo, como a Famasul, Fecomércio, Faems e o próprio Sebrae/MS, sempre participando com a gente de diversas ações. Mato Grosso do Sul tem grandes demandas e a expectativa é que nesse ano de 2019 tenhamos uma parceria ainda mais forte, que com certeza fará muita diferença”, afirmou Longen.

O presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, também defendeu um fortalecimento ainda maior das parcerias com a Fiems na nova gestão. “Vamos ampliar muito mais essas parcerias, principalmente pelo novo Brasil que nós estamos querendo construir. As parcerias desenvolvidas entre OAB e Fiems são importantíssimas. Quando temos uma sociedade civil organizada, com a participação de todas as entidades em conjunto, a cidadania ganha muito mais”, ressaltou.

Ele ponderou, contudo, que a nova gestão não deve enfrentar tantas pautas políticas como na anterior, quando houve o impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff, e crises políticas por conta de delações. “Acredito que nesse novo mandato devemos ter uma sociedade um pouco mais organizada, com mais esperança de que alguma coisa mude. Estaremos vigilantes para que não haja retrocessos nem direitos e garantias restringidas. Tudo isso são objetivos que temos de meta daqui”, completou.

Parcerias

A Fiems e a OAB/MS têm um histórico de parcerias em diversas pautas importantes de defesa de interesses da sociedade, como a campanha “Acorda MS – Chega de Impostos”, promovida em março de 2016 para mobilizar a sociedade contra o retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) e também reduzir demais tributos, o posicionamento favorável ao impeachment da então presidente da República, Dilma Rousseff, em abril de 2016, e a ativação da Rede Regional de Líderes e da Rede Global de Empreendedorismo no Estado, em setembro de 2016.

Em 2017, as duas instituições se uniram na campanha pela revisão das taxas cartorárias no Estado, em agosto, e no projeto “Diálogos de Inovação”, quando foi discutido o uso das PPPs (Parcerias Público Privadas) como alternativas ao atual modelo econômico, em setembro. Em maio de 2018, também trabalharam juntas no CMC (Comitê de Monitoramento de Crise) para apresentar propostas para amenizar as perdas durante a greve dos caminhoneiros.

Ainda em 2018, Fiems e OAB estiveram mais uma vez juntas em julho na campanha “Pela Cidadania Contra a Corrupção”, que defendeu eleições limpas, e em outubro, pedindo celeridade à Assembleia Legislativa e à Câmara de Vereadores de Campo Grande nos projetos envolvendo as taxas cartorárias e Plano Diretor. Já em 2019, as duas se mobilizaram pela permanência do ex-ministro Carlos Marun à frente do Conselho da Itaipu Binacional.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete