29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

Governo de MS quer autonomia para comandar Força Nacional

2019-01-22 16:54:00

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) pedirá ao governo federal que a Força Nacional esteja à disposição das forças de segurança do Estado para auxiliar no combate ao crime organizado na região de fronteira com o Paraguai. Atualmente, os homens da Força Nacional estão sob determinação da Polícia Federal.

Segundo o secretário-adjunto, coronel Ary Carlos Barbosa, o pedido será encaminhado ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Para que isso ocorra, o Estado precisa de alteração no decreto que determina a permanência da Força Nacional do Estado assinado pelo ministro de Segurança Sérgio Moro.

“Queremos específico para região de fronteira, que vai de Antônio João a Coronel Sapucaia. Vamos fazer o pedido junto ao governador e só mudar a destinação [do decreto]”, disse o coronel ao Campo Grande News.

Do outro lado, o inspetor-chefe da PRF em Dourados, Waldir Brasil Junior, é contrário à solicitação. “A situação é bem-vinda, mas exatamente como está sendo utilizada, à disposição da Polícia Federal em ações pontuais de inteligência”, afirma. “Hoje em dia se não tiver ação de inteligência, esses grandes carregamentos dificilmente serão apreendidos”, avalia o inspetor.

No início deste ano Moro prorrogou por mais 90 dias a permanência da Força Nacional na faixa de fronteira do país com Bolívia e Paraguai e, especificamente, em Caarapó para reprimir conflitos agrários. A portaria foi publicada na edição de 9 de janeiro do Diário Oficial da União, atendendo solicitação do governo estadual.

Segundo Moro, a Força Nacional deve agir para coibir violência relacionada a questões fundiárias no município e para combater tráfico de drogas e contrabando de armas e munições, neste caso, em “caráter episódico e planejado”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete