29.4 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Silems apresenta demandas da indústria laticínia à ministra Tereza Cristina

2019-01-22 23:01:00

Em reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, realizada no sábado (19/01) na sede do SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande), a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias Laticínias de Mato Grosso do Sul), Milene de Oliveira Nantes, apresentou as demandas do segmento no Estado. Durante o encontro, que ainda teve a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a representante da indústria laticínia destacou que a reunião também serviu para falar sobre as estratégias para fortalecer toda a cadeia produtiva do leite sul-mato-grossense.

“Foi uma oportunidade para que a indústria laticínia do Estado apresentasse à ministra sugestões para fortalecer a cadeia do leite, que se encontra debilitada no momento. Com o novo posicionamento do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), esperamos conseguir valorizar o produtor de leite e também a indústria laticínia. Com ambos valorizados, teremos produtos com mais qualidade e suficientes para atender todas as demandas do mercado local”, reforçou Milene Nantes.

A empresária destaca que a principal reivindicação foi em relação às importações de leite por parte do Governo Federal. “Essas importações precisam ser reguladas para que não afetem a comercialização dos produtos fabricados em Mato Grosso do Sul. Sem uma regulamentação, entram muito produto importando, afetando os produtos fabricados aqui, pois os nossos produtos não têm como competir com os importados”, ressaltou.

A presidente do Silems pontua que a foi solicitado à ministra Tereza Cristina a redução da burocracia para a cadeia do leite. “Hoje, a indústria tem de cumprir muitas regras, que exigem muito tempo para serem atendidas. Produtos semelhantes têm regras diferentes e, por isso, solicitamos uma revisão dessas normas e legislações para que possamos ter um melhor desempenho da nossa atividade”, assegurou.

A ministra Tereza Cristina ouviu todas as reivindicações e prometeu atender algumas já de imediato, enquanto em relação às outras que exigem um estudo maior se prontificou agenda reuniões para detalhar melhor o pleito, mas reafirmou que a indústria laticínia do Estado terá um canal aberto com o Mapa. Ela ressaltou que o leite representa uma parte da economia muito forte de Mato Grosso do Sul, mas também está ligado a parte social. “Temos pequenos agricultores que têm o leite como sua renda mensal. É um setor que precisa se organizar, precisa ter uma política pública para que deixe de ter o sobe e desce de preço, como acontece hoje”, disse.

O secretário Jaime Verruck destaca que, no âmbito do Estado, o Silems pediu a uniformização das alíquotas. “É uma dificuldade que nós temos de regular a questão da alíquota de alguns produtos aqui do Estado. A indústria está também buscando se modernizar e se qualificar, mas para isso precisa de uma produção maior de leite por parte dos produtores. A indústria também quer a melhoria das principais estradas que afetam diretamente os produtores rurais e pediu que o Estado possa utilizar o Fundersul na recuperação dessas vias. Porém, a maioria das estradas utilizadas pelos produtores de leite é de responsabilidade das prefeituras e, por isso, teremos de fazer um estudo para saber onde elas estão localizadas”, detalhou.

Jaime Verruck anunciou que a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) terá um laboratório de qualidade de Leite para desenvolvimento de pesquisas e que estará à disposição do setor. “O Brasil colocou o leite como produto estratégico e a ministra deixou muito claro que a estratégia do governo hoje não é mais de tutela, as soluções têm que ser apresentadas. O produtor rural tem que fazer parte da solução junto com os Governos. Terminamos a reunião de forma totalmente positiva, entendendo a linha do Mapa e mostrando que está muito próxima a do Governo do Estado”, finalizou. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete