31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sem consenso, projetos polêmicos da AL/MS ficam para 2019

2018-12-26 23:01:00

Os deputados limparam a pauta neste final do ano, com aprovação de 41 projetos na última semana, no entanto duas matérias polêmicas ficaram para 2019. O primeiro é que trata das “taxas cartorárias” e o segundo é o programa “Escola sem Partido”, que inclusive também não teve acordo no Congresso Nacional.
Ambas as propostas chegaram ao legislativo em 2017. A mudança nos valores da taxas cartorárias recebeu muitas críticas de entidades da sociedade civil, como a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil). Por esta razão a proposta foi "paralisada" na Assembleia em fevereiro.

A reclamação era que a proposta do Poder Judiciário deveria reduzir os valores no Estado, no entanto algumas entidades disseram que aumentou os custos em algumas “faixas de preços”. Para evitar que a discussão fosse “politizada”, a intenção era votá-la depois da eleição, após audiências públicas e correções no texto.

Entretanto o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) resolveu retirar o projeto em novembro, para “aprimorar” a matéria, deixando para reapresentar ano que vem. Neste caso foi uma decisão do Judiciário e não dos parlamentares, adiar a votação.

Nacional – Já o programa “Escola sem Partido” não entrou na pauta, porque a deputada Mara Caseiro (PSDB), autora da proposta, resolveu esperar a definição nacional sobre o tema. A matéria não teve acordo no Congresso Nacional, depois de várias reuniões interrompidas após discussões acirradas.

Com este cenário, a proposta sequer foi pensada neste final do ano, na Assembleia Legislativa. A matéria também sofreu críticas no Estado. Uma audiência pública na Capital foi interrompida por falta de segurança e outro evento desmarcado, após divulgação de protestos.

Os críticos do projeto alegam que se trata de uma “censura” aos professores, em relação a temas como política e questão de gênero. Já os autores defendem que querem apenas evitar a “doutrinação” dentro das escolas, em torno desta ou daquela ideologia. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete