31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Em Brasília Reinaldo pediu reajuste para SUS

2018-12-17 14:02:00

"OO governador Reinaldo Azambuja chegando para a primeira agenda pública da manhã desta segunda-feira (17) (Foto: Marina Pacheco)

Além de reivindicar política específica de segurança para a fronteira ao futuro ministro da Justiça Sérgio Moro, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pediu a Luiz Henrique Mandetta (DEM), que assumirá o Ministério da Saúde, reajuste urgente da tabela SUS(Sistema Único de Saúde).

Nesta segunda-feira (18), durante a comemoração dos 30 anos da Escola de SaúdePública Dr. Jorge David Nasser e inauguração da reforma do prédio, o governador voltou a falar sobre as demandas que levou para Brasília na semana passada.

 
 

“A tabela SUS não é reajustada há 12 anos. As santas casas estão falidas por por causa disso. Remédios e equipamentos tem aumento todos os anos e os preços não batem”, comentou sobre o pleito encaminha a Mandetta.

Também na área da saúde, Reinaldo defendeu a abertura de uma ata de preços do governo federal para a compra de medicamentos. A medida facilitaria para governos adquirirem remédios caros, cuja compra é determinada pela Justiça, por exemplo.

O chefe do Executivo estadual pediu ainda para que a União separe recursos para equipar hospitais do interior de Mato Grosso do Sul. “Precisamos de apoio no processo de regionalização da saúde”.

Para a futura ministra da Agricultura Tereza Cristina, o governador também fez reivindicações. “Precisamos reforçar o processo de regularização fundiária e melhorar a infraestrutura dos assentamentos, abastecimento de água e melhorias nas estradas”.

“Para a pecuária o grande objetivo é aftosa sem vacinação. Estamos caminhando para nos tornar uma área livre de aftosa”, afirmou.

Por fim, cobrou Reinaldo aproveitou a ida do atual governo a liberação de R$ 102 milhões da Lei Kandir. “A parcela tem de ser paga em dezembro. Todos os Estados estão atrás”.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete