27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Oposição adia anulação de eleição da Mesa da Câmara em Dourados

2018-12-10 23:53:00

"SessãoSessão da Câmara de Dourados foi encerrada às 23h10 sem votar requerimentos da base aliada da prefeita (Foto: João Pires/Estado Notícias)

Recorrendo a pedidos de vistas e discussões intermináveis, a bancada de oposição conseguiu ganhar mais tempo e adiou, pelo menos por alguns dias, a anulação do processo eleitoral da Mesa Diretora da Câmara de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Durante quase quatro horas e meia, na noite desta segunda-feira (10), o grupo dos oito vereadores de oposição ao Executivo impediu a votação de dois requerimentos da base aliada, formada por nove vereadores.

Inicialmente o grupo de apoio à prefeita Délia Razuk (PR) tentou substituir na chapa “Legislativo Forte” os vereadores Pedro Pepa (DEM), candidato a presidente, e Pastor Cirilo Ramão (MDB), candidato a segundo secretário.

Junto com Idenor Machado (PSDB) e outras sete pessoas, os dois estão presos desde o dia 5 deste mês, acusados de corrupção na Câmara douradense.

A ideia era colocar Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PR) no lugar de Pepa como candidato a presidente e Janio Miguel (PR) como candidato a segundo secretário no lugar de Cirilo.

Entretanto, a troca de nomes foi rejeitada pela assessoria jurídica da Casa, já que o prazo regimental para substituição terminou na quarta-feira (5).

O vereador Elias Ishy (PT) disse que o pedido era uma manobra, já que tanto Pedro Pepa quanto Cirilo não pediram afastamento, como fez Idenor Machado, e continuam exercendo o mandato, mesmo presos, e vão até receber salário. Ou seja, podem ser votados.

Anulação – Como anunciou em entrevista coletiva na tarde de hoje, a tropa de choque da prefeita pediu a anulação do processo eleitoral. Só que não houve tempo para o pedido ser colocado em votação. a sessão só pode ir até 23h10, como determina o Regimento Interno.

Em requerimento apresentado à Mesa Diretora, o grupo dos nove afirma que o processo eleitoral se tornou nulo pelo fato de a presidente da Câmara Daniela Hall (PSD) não ter convocado, no domingo (9), outra sessão extraordinária para o dia seguinte. A sessão ocorreu nesta segunda, mas só foi convocada duas horas antes.

Na tribuna, Elias Ishy afirmou que mais uma vez, ao desistir da substituição dos nomes e tentar a anulação da eleição, a base aliada tenta uma manobra.

Se insistisse no primeiro pedido, o grupo precisaria de dez votos para mudar o Regimento Interno e permitir a troca de nomes mesmo com o prazo vencido.

Com Pedro Pepa e Cirilo Ramão presos, a tropa de choque tem nove votos. Idenor também é da base, assim como seu substituto, o suplente Mauricio Lemes Soares (PSB).

A sessão terminou com contagem regressiva feita por pessoas presentes nas galerias para protestar contra os vereadores aliados da prefeita.

A outra chapa inscrita para a eleição tem como candidato a presidente o vereador Alan Guedes (DEM). Apoiam a chapa os vereadores Marçal Filho e Sérgio Nogueira (os dois do PSDB), Daniela Hall, Lia Nogueira (PR), Elias Ishy, Olavo Sul (Patriota) e Madson Valente (DEM).

Daniela Hall disse ao final da sessão que a saída para o impasse será recorrer à Justiça, para que o Judiciário determine qual solução deve ser adotada – substituição dos nomes ou novo processo eleitoral.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete