31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Inmet prevê chegada da chuva, mas calor e baixa umidade continuam em MS

2018-12-10 16:46:00

O calor e a umidade do ar em índices inferiores a 40% continuarão a acompanhar os sul-mato-grossenses ao longo da semana, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que prevê chuva fraca entre quinta (13) e sexta-feira (14). A situação se repetiu nos primeiros dias de dezembro, contrastando com os dois meses anteriores, que registraram grandes quantidades de chuva.

Para terça-feira (12), é previsto que as regiões central, leste, sul e sudoeste terão céu entre claro e parcialmente nublado. Durante a tarde, as regiões podem registrar névoa seca. A umidade relativa do máxima chega a 75%, enquanto a mínima varia de 35% a 30%.

 

As temperaturas oscilam entre 22ºC e 33ºC em Campo Grande, mas atingem os 35ºC no Bolsão (onde está Três Lagoas) e 36ºC no sul e sudoeste –Ponta Porã, Dourados e Naviraí, entre outras.

No Pantanal, onde o calor pode chegar a 36ºC, há previsão de céu nublado à tarde, com chuvas em áreas isoladas. Com isso, a umidade vai de 85% a 40% na região. No centro norte (que abrange cidades como Rio Verde, Camapuã e Coxim), também pode chover em pontos isolados à tarde, e os termômetros vão de 21ºC a 34ºC. A umidade do ar oscila de 90% a 35% na região.

"CruzamentoCruzamento da Avenida Rachid Neder durante temporal que atingiu Campo Grande em 29 de novembro; dezembro de contraste tem sido seco na Capital. (Foto: Direto das Ruas)

Demais dias – Na quarta-feira (12), podem ocorrer chuvas isoladas no noroeste e norte; enquanto as demais regiões terão céu entre parcialmente nublado e claro, novamente com baixa umidade do ar (que vai de 90% a 30% pelo Estado). As temperaturas variam de 21ºC a 36ºC.

Também podem ocorrer chuvas isoladas na Capital, onde os termômetros vão de 23ºC a 32ºC e a umidade oscila de 70% a 40%, também de acordo com o Inmet. Na quinta, a chuva fraca deve cair na Capital no fim do dia, atenuando os índices de umidade (ainda na casa dos 40%). A temperatura máxima deve chegar aos 31ºC.

Apenas o sul, sudeste e centro-leste do Estado não deve registrar chuvas na quinta-feira, com a máxima no Estado chegando aos 37ºC e a umidade baixando a até 25%.

Já para sexta-feira espera-se dia claro a parcialmente nublado com chuva isolada, com exceção do sul e do sudoeste. O Estado terá calor de 36ºC de acordo com a meteorologia e umidade entre 95% e 35%.

Na Capital, o céu fica entre claro e parcialmente nublado, também com chuvas isoladas e umidade de 80% a 40% no período.

 

"CostaCosta Rica registrou temporal na semana passada. (Foto: Divulgação/PMCR)

Dez dias – Informações compiladas pelo Coclimet (Centro-Oeste Climatologia) destacam que os dez primeiros dias de novembro foram de calor e pouca chuva em Campo Grande, contrastando com as chuvas intensas em outubro e novembro. O Inmet apontou a última chuva significativa em 30 de novembro, com 30 milímetros acumulados –no dia anterior, um temporal durante a tarde causou transtornos na Capital.

No início deste mês, a chegada de uma massa de ar seco estacionou sobre boa parte do Estado –apenas no norte e nordeste houve chuvas significativas, caso dos temporais que castigaram Costa Rica e Chapadão do Sul.

Enquanto as temperaturas se mantiveram estáveis, entre 28ºC e 33ºC, a umidade do ar registrou queda considerável entre o dia 1º, quando chegou a 58%, a 23% no sábado (8). No domingo (9), atingiu 32% e, nesta segunda, já marcou 48%. Ao mesmo tempo, não houve chuva significativa –os índices foram inferiores a 2 milímetros.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera satisfatórios para as boas condições de saúde humana índices de umidade do ar superiores a 60%. Abaixo do percentual, problemas respiratórios e de pele são mais comuns, não sendo recomendadas atividades ao ar livre. O risco de incêndios em matas também é maior.

A chegada da massa de ar seco também não veio acompanhada de quedas nas temperaturas, embora algumas regiões tenham registrado mínimas próximas a 15ºC, ante registros de 20ºC a 22ºC em anos anteriores.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete