21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Tensão entre índios e sitiantes tem incêndios e clima de conflito eminente

2018-10-16 07:03:00

Proprietários de pelo menos 20 sítios no entorno de Dourados, dizem estar sendo ameaçados de terem suas terras invadidas por índios que são vizinhos das propriedades.

No território o clima de tensão é tanto que os pecuaristas contam ter contratado segurança privada para evitar maiores conflitos. Mesmo assim, relatam que não conseguem nem plantar soja por se sentirem ameaçados.

“Se não fossem os seguranças já teríamos abandonado as terras ou estaríamos mortos, porque eles falam que querem minha casa e comer meus animais. Desde o dia primeiro de outubro tirei minha família de lá, temendo o pior”, comentou o sitiante Nelson Amaral de Assunção.

Ele conta que o avô comprou uma área de cinco hectares ainda em 1928. “Meu pai nasceu aqui e hoje tem 80 anos”, acrescenta. Vizinhas da reserva indígena, as propriedades também ficam na região em que no último dia 1 uma a empresa de materiais recicláveis, ao lado da aldeia Bororó, foi invadida por um grupo de pelo menos 20 índios.

Em Dourados, outros cinco sítios estão ocupados pelos índios desde março de 2016. No vídeo abaixo o registro da pastagem de uma das propriedades que foi incendiada em um conflito recente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete