27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mercado de trabalho prioriza os mais velhos em MS

2018-09-30 15:02:00

Idade avançada pode não ser mais um obstáculo para quem deseja entrar no mercado de trabalho sul-mato-grossense. Contrariando o senso comum de que as pessoas mais velhas sofrem maior dificuldade de conseguir oportunidades, dados divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho, referentes ao ano passado, mostram que o público mais contratado por empresas de Mato Grosso do Sul tem entre 30 e 39 anos (197,9 mil trabalhadores), seguidos dos profissionais entre 40 e 49 anos (144,2 mil) e trabalhadores de 50 a 64 anos (100 mil). Já entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, e de 25 a 29 anos, os números de contratações foi consideravelmente menor, de 90,5 mil e 94,6 mil empregados, respectivamente.

Os números são um indício de que os funcionários mais experientes têm sido cada vez mais valorizados pelas empresas.

O operador de caixa de Koji Nikki, de 68 anos, é um exemplo de que o ano de nascimento não precisa ser um impeditivo na hora de buscar oportunidades. Mesmo já aposentado, após décadas de trabalho em linhas de produção de fábricas de São Paulo, Nikki conta que cansou da tranquilidade da aposentadoria e sentiu vontade de voltar a "fazer alguma coisa". "Não gosto de ficar parado", justifica.

Ele se mudou para Campo Grande há quatro anos, e logo surgiu a oportunidade. "Eu moro pertinho desse mercado, sempre vinha fazer compras aqui. Um dia, vi que estavam com vagas abertas, preenchi a ficha e me chamaram", relata.

Pontual e organizado, o trabalhador diz que muitos clientes se admiram ao constatar sua idade avançada, mas sempre aprovam o seu serviço. "O ambiente é muito bom, e o trabalho é tranquilo, eu não canso muito, a maior parte do tempo fico sentado", explica, com bom humor.

A mesma experiência é compartilhada por Maria Vital, de 58 anos, colega de trabalho de Nikki no supermercado. Ela conseguiu o emprego há três anos, e até se surpreendeu com a oportunidade. "Eu fiquei pensando, 'será que existe mesmo chance pra mim?'", relembra. "Em uma semana me ligaram. Eu gosto muito de trabalhar, nós somos respeitados", complementa.

Para o gerente do supermercado Comper Jardim dos Estados Frederico Cecconello, contratar pessoas mais experientes é uma ideia vantajosa para as empresas. "Eles, geralmente, são pontuais, assíduos e muito comprometidos. E não ficam no celular", ressalta, destacando que a idade nunca é um fator impeditivo na hora de avaliar os currículos. "Existe toda uma avaliação, mas idade não é problema", finaliza.

DADOS

Além dos dados sobre faixa etária, o relatório Rais do Ministério do Trabalho também mostra que Mato Grosso Sul obteve crescimento de 1% na geração de empregos no período no ano passado, o que representa em valores absolutos, 5,8 mil novos postos de trabalho. 

Os setores que mais contribuíram para este panorama foram os setores de Serviços (190,2 mil), Administração Pública (133,8 mil) e Comércio (125,3 mil). No total, oito setores somaram 639,3 mil postos de trabalho no mesmo período. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete