32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

TJ cria Política judiciária de enfrentamento à violência doméstica

2018-08-07 21:01:00

"FórumFórum do Tribunal de Justiça em Campo Grande (Paulo Francis)

O TJMS (Tribunal de Justiça Estadual) criou a Política judiciária de enfrentamento à violência doméstica ou familiar. A portaria que regulamenta a política foi publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (7), dia em que a lei Maria da Penha, que pune agressores, completa 12 anos.

A portaria define diretrizes e ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres, e tem como base a legislação nacional e estadual e as normas internacionais sobre direitos humanos.

Entre os objetivos, a Política quer estimular parcerias entre órgãos governamentais, e entidades não governamentais, nas áreas de segurança pública, assistência social, saúdeeducação, trabalho e habitação, em níveis estadual e municipal, para efetivação de programas de prevenção e combate a todas as formas de violência contra mulher.

Além disso, a nova diretriz quer impulsionar a criação de órgãos prestadores de serviços de reeducação e responsabilização para agressores estabelecendo-se parcerias com estes órgãos. A Política também vai favorecer o aprimoramento da prestação jurídica em casos de violência doméstica e familiar por meio do Programa Nacional “Justiça pela Paz em Casa”.

Este ano o Ligue 180, que registra denúncias de violência contra a mulher, registrou quase 73 mil denúncias no Brasil, conforme a Agência Brasil. Segundo a Agência, o resultado é bem maior do que o registrado em 2006, primeiro ano de funcionamento da Central, com 12 mil denúncias

“A portaria aborda o programa nacional Justiça pela Paz em Casa, a nossa campanha Mulher Brasileira em 1º Lugar e institui o banco de boas práticas, foco das muitas ações que a Coordenadoria da Mulher desenvolve. A luta é árdua porque coibir a violência doméstica e familiar é um processo no qual não se observa resultados imediatos, mas o empoderamento da mulher e sua saída do ciclo de violência são respostas obtidas com sucesso até aqui”, comentou a juíza Jacqueline Machado, que responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete