23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS será palco do primeiro encontro nacional de violeiros

2018-08-06 09:01:00

"SeSe apresentarão Cacique e Pajé, a dupla mais velha em atividade no cenário nacional, além de Rodrigo Matos e Praiano, João Lucas e Walter Filho, Delley e Dorivan, Rodrigo matos e Praiano, Os Considerados do Catira (principal grupo de catira do Brasil) e uma participação especial da dupla Luis Goiano e Girsel da Viola. (Foto: Divulgação)

O município de Camapuã, a 145 km de Campo Grande, será palco do primeiro encontro de violeiros do Brasil. Intitulado “Na Terra das Monções” o evento quer resgatar a cultura e tradição de quem passou e ajudou construir a história da cidade sul-mato-grossense.

Conforme a organização, a cidade fez parte das missões jesuíticas, nome dado aos padres catequizadores da Companhia de Jesus. Como a região de vale era habitada por índios Caiapós, os Jesuítas utilizavam a música como meio de aproximação com os indígenas.

Os jesuítas também fabricavam instrumentos de cordas, dentre eles a “Vielle”, um instrumento tocado por fricção e maior que as violas que conhecemos hoje. Catira também é dança típica da região e tem berço histórico. Famílias tradicionais, como os Malaquias, Manteneses e Clemente, mantém viva nos dias atuais, a cultura do catira.

“É esse resgate cultural que estamos propondo com o evento. Mostrar que aqui, a partir dos anos de 1570, já eram fabricados instrumentos de cordas, como a viola e pouca gente sabe disso,” disse Girsel Lima de Assis, Diretor de Cultura de Camapuã.

O primeiro encontro nacional dos violeiros, na terra das monções, acontecerá dia 11 de agosto em Camapuã e terá apresentações de duplas sertanejas, somente com viola e violão.

Dentre os artistas estarão se apresentando Cacique e Pajé, a dupla mais velha em atividade no cenário nacional, além de Rodrigo Matos e Praiano, João Lucas e Walter Filho, Delley e Dorivan, Rodrigo matos e Praiano, Os Considerados do Catira (principal grupo de catira do Brasil) e uma participação especial da dupla Luis Goiano e Girsel da Viola.

O evento que tem entrada franca, é uma realização da Prefeitura de Camapuã, com o apoio da Fundação de Cultura do MS.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete