29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

Diretor da Fiems destaca transformação digital dos negócios

2018-07-17 11:02:00

Ao participar nesta segunda-feira (16/07) do lançamento da Feira do Empreendedor 2018, que será realizada pelo Sebrae/MS de 16 a 18 de agosto na sede da instituição, localizada na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande (MS), o diretor da Fiems, Julião Flaves Gaúna, destacou o novo formato do evento, que neste ano abordará a 4ª Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, e a transformação digital dos negócios.

“Acredito que essa é uma realidade e devemos nos preparar para essas mudanças. A Feira do Empreendedor do Sebrae deste ano traz essa proposta alinhada com o que a Fiems já vem propondo desde o ano passado e o Sesi e o Senai serão parceiros nesse evento. É preciso que os empresários se atualizem com relação a essas novas tecnologias e novos modelos de negócio para que se mantenham no mercado”, declarou Julião Gaúna, completando que, da mesma forma, também é necessário qualificar os profissionais para essa nova realidade.

Segundo o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, existe hoje a necessidade de as empresas se adequarem às novas tecnologias, mudando seus modelos para atender melhor os clientes. “Teremos um ambiente com óculos de realidade aumentada, impressora 3D, drones e tudo o que há de mais moderno em termos de tecnologia, mas também vamos apresentar ferramentas bastante acessíveis para o micro e pequeno empresário que podem potencializar os negócios de forma significativa”, destacou.

Com o mote “Tecnologia Gera Negócios”, a edição 2018 da Feira do Empreendedor foi totalmente reformulada e terá foco em tecnologia, tendências de mercado e informações sobre ferramentas digitais utilizadas para atrair clientes e gerar negócios. Ao todo serão mais de 40 eventos paralelos, palestras, consultorias, oficinas workshops e painéis de discussão, tendo como destaques Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech e líder em soluções para vídeos online na América Latina, Walter Longo, membro do Conselho Consultivo da Cacau Show e do Comitê Digital do Hospital Albert Einstein, Gil Giardelli, membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro), Tallis Gomes, um dos fundadores da Easy Taxi, Luis Justo, CEO do Rock in Rio, além da Monja Coen, do empresário e investidor-anjo Allan Costa e da apresentadora de TV Maria Prata.

Repercussão

Edison Araújo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e da Fecomércio-MS, afirma que muitos proprietários de pequenas empresas ainda não estão ávidos pelo uso de novas tecnologias que ajudam a organizar a informação do dia a dia e a operacionalizar os seus negócios. “As pessoas precisam entender que é o momento de voltar aos estudos, entender as mudanças e levá-las para a rotina da empresa”, enfatizou.

Para a deputada federal Tereza Cristina, é justamente a mudança de paradigmas, inclusive na Educação, assim como a qualificação profissional, que vai acelerar o processo de inovação no Brasil. “Se a gente não tiver eventos como esse ficaremos para trás. A Feira traz os cursos, o conteúdo e a conscientização necessária. É uma ação muito apropriada e na hora certa”, pontuou.

Segundo o secretároi estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o Governo do Estado apoia a Feira do Empreendedor devido à importância dos pequenos negócios para a economia, já que hoje 92% das empresas de MS são microempreendedores individuais, micros e pequenas empresas. Além disso, o gestor destaca que o poder público precisa se atualizar para gerar diferencial à sociedade. “Não dá para pensar em desenvolvimento sem pensar nessa área. Nós passamos por uma grande mudança e o desafio é ter um Governo 4.0, que se adapte a essa nova realidade”, disse.

Opinião compartilhada pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. “Apoiamos todos aqueles que querem trazer desenvolvimento e progresso à nossa cidade. A tecnologia avança cada vez mais na capacitação do cidadão, para que ele tenha alternativas. Nossos funcionários, os setores responsáveis pela informatização, estarão presentes neste evento”, afirmou. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete