24.9 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Reinaldo convoca reunião e admite avaliar redução do ICMS do diesel

2018-05-26 13:15:00

"ReinaldoReinaldo convocou reunião do secretariado às 17h de hoje na Governadoria. (Foto: Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) convocou o secretariado para reunião às 17h deste sábado (dia 26) para discutir a greve dos caminhoneiros e admite discutir a redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), desde que o desconto chegue às bombas.

De acordo com Azambuja , a partir da sinalização do governo federal de reduzir impostos, a administração estadual avalia a possibilidade.

“O governo não foge da discussão. Já fizemos isso lá atrás e não tivemos o resultado esperado. O desconto não chegou na bomba. Faz parte da pauta de discussão retomar essa conversa com os segmentos produtivos. Pode reduzir à tarifa mínima e retomar essa conversa”, afirma Reinaldo.

Em 2015, o governador reduziu a alíquota do ICMS sobre o diesel de 17% para 12%. Na última quinta-feira (dia 24), Reinaldo tinha descartado reeditar a alíquota menor. Hoje, ele avalia que houve mudança de cenário. “Não queremos que o governo federal empurre isso aos governos estaduais. Vamos dividir a fatura”, diz. O governador participa hoje da Feijoada do FAC ( Fundo de Apoio à Comunidade), em Campo Grande. 

Na tentativa de pôr fim à greve, a União prometeu itens como: reduzir a zero a alíquota da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o óleo diesel; manter a redução de 10% no valor do óleo diesel a preços na refinaria, já praticados pela Petrobras, nos próximos 30 dias, com compensações financeiras da União à Petrobras; e assegurar a periodicidade mínima de 30 dias para eventuais reajustes do preço do óleo diesel na refinaria.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Enquete