27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Azambuja negocia com o Funpen recursos para ampliar 10 presídios

2018-04-25 15:40:00

O governo de Mato Grosso do Sul negocia junto ao Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) o repasse de recursos para ampliar dez unidades prisionais no Estado. A intenção, conforme revelou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), é aumentar em 50% a capacidade do sistema estadual –que hoje conta aproximadamente com 7.300 vagas, mas tem uma massa carcerária equivalente a quase o dobro deste total.

“Estamos em tratativas com o Fundo do Sistema Penitenciário porque queremos a ampliação de mais dez presídios em Mato Grosso do Sul”, afirmou Reinaldo, na chegada ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, para assinatura de termos de repasse do Bolsa-Atleta.


Reinaldo afirmou que, além dessas unidades, duas outras tiveram as obras retomadas e devem entrar em funcionamento entre o meio e o fim deste ano –o governo finaliza obras em penitenciárias do regime semiaberto em Campo Grande (na região da Gameleira). O governador revelou, ainda, que uma terceira unidade prisional enfrenta problemas de repasses do Funpen e, por isso, ainda não pode ser concluída.

Compensação – O governador voltou a destacar que Mato Grosso do Sul move no STF (Supremo Tribunal Federal) desde o início do ano ação contra a União, a fim de cobrar indenização pela custódia de presos por tráfico de drogas e contrabando, crimes transnacionais que, na avaliação de Reinaldo, são responsabilidade do governo federal.

“Acabamos pagando pelos presos do tráfico, que são responsabilidade da União, que deveriam ir para os presídios federais. É injusto termos de arcar com esse gasto”, destacou o governador. Ele destacou que, com a destinação de recursos federais para arcar com as despesas desses detentos –que correspondem a grande parte dos presos em Mato Grosso do Sul–, “poderemos investir em outras áreas, garantindo melhor qualidade de vida aos sul-mato-grossenses”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete