27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Projeto de Onevan garante matrícula perto de casa de alunos

2018-04-12 11:51:00

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), apresentou projeto de lei, na sessão plenária desta terça-feira, que assegura aos alunos portadores de deficiência o direito de matrícula em estabelecimentos de ensino públicos e/ou privados mais próximos de suas respectivas residências.

Projeto de Lei – Onevan consignou em seu projeto de lei que o IBGE estima que quase 25% da população brasileira (50 milhões de pessoas) possui algum tipo de deficiência (física ou mental), bem como ponderou os obstáculos e dificuldades que estes cidadãos encontram para estarem inseridos na sociedade.

“A matéria busca assegurar, primordialmente, o melhor acesso ao exercício do direito à Educação aos alunos portadores de deficiência, o que visa garantir a formação escolar e, também, o acesso ao mercado de trabalho”, explicou o deputado estadual Onevan de Matos.

Direitos Humanos – O texto do projeto de lei consigna, ainda, que práticas de discriminações ou a criação de dificuldades para o cumprimento da lei serão considerados violação aos direitos humanos, estabelecendo punições às pessoas físicas e jurídicas que desrespeitarem o normativo.

“A proposta visa facilitar e promover o acesso dos deficientes à escola mais próxima de sua residência ou local de trabalho, oportunizando Educação e a garantia de melhores integração e inserção na sociedade”, concluiu o deputado estadual Onevan de Matos.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete