32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Assembleia vai discutir regras para fogos de artifícios em MS

2018-04-09 14:02:00

Assembleia Legislativa vai discutir amanhã (10), a partir das 14h, o projeto de lei que pretende criar regras e restrições para o uso de fogos de artifício em Mato Grosso do Sul. A audiência pública sobre o tema foi solicitada pelo autor da proposta, o deputado Beto Pereira (PSDB), que pretende debater o assunto, antes de votar a matéria em plenário.

O evento deve ter a participação de especialistas no setor, representantes de órgãos públicos e comerciantes destes produtos no Estado. O projeto estabelece uma distância mínima de mil metros para o uso de fogos de artifício que podem causar poluição sonora, em relação a áreas de proteção ambiental, parques, matas, hospitais, escolas, igrejas, asilos e postos de combustível.

O autor alega que a proposta não proíbe espetáculos desta natureza, mas que estes não causem danos seja ambiental ou para as pessoas. Ele cita que estes “estouros e estampidos” trazem danos aos animais, crianças, idosos, pacientes internados e pessoas com sensibilidade auditiva, como por exemplo, os autistas.

Ele citou por exemplo o Parque das Nações Unidas, que segundo o tucano, quando tem queima de fogos pode prejudicar o entorno, onde existem dois hospitais. A proposta estabelece que caberá ao poder público fazer a devida fiscalização e promover as sanções nos casos de infrações.

O deputado Felipe Orro (PSDB) ponderou que a matéria precisa ser bem debatida, porque pode afetar os comerciantes destes produtos, que segundo o parlamentar, já passam por rigorosas fiscalizações para trabalhar nesta área. Já Cabo Almi (PT) destacou que a fiscalização sobre isto seria mais difícil de ser aplicada.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete