30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Entidade é contra projeto sobre aposentadoria da PM

2007-12-13 10:37:00

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, José Florêncio de Melo Irmão, e outros representantes da categoria, reuniram-se ontem pela manhã com os deputados estaduais para manifestar o repúdio da entidade ao projeto de autoria do governo que aumenta o tempo de serviço dos soldados da PM.

Um dos deputados presentes era Marcos Trad (PMDB), que na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) relata a matéria. O projeto prevê que soldados, cabos e sargentos da PM passarão para a reserva remunerada com 60 anos de idade, mudando a legislação atual que prevê a concessão do benefício de acordo com a patente, que oscilava entre 47 e 51 anos de idade. As mulheres vão se aposentar aos 55 anos de idade.

Já os oficiais só terão direito a vestir pijama, pela proposta do governo, após completarem 62 anos de idade. A lei atual determina a aposentadoria entre 48 e 59 anos para as patentes de capitão, major, subtenente, tenente e coronel. Mulheres oficiais terão direito ao benefício aos 57 anos de idade. Além disso, o projeto condiciona o benefício após o policial ter completado 30 anos de efetivo serviço.

Melo Irmão diz que o governo está impondo a matéria, não discutiu com a categoria, não ouviu ninguém. O presidente da Associação concorda que algumas alterações são necessárias na lei, mas não da forma como o governo quer. Segundo ele, pode haver greve caso não haja negociação.

Outra medida repudiada pela categoria é a possibilidade de o comandante-geral da Polícia Militar continuar no cargo mesmo após ter passado para a reserva. A regra parece ser feita sob medida para beneficiar o atual comandante, Geraldo Garcia Orti, que em fevereiro completa tempo de serviço e obrigatoriamente precisa se aposentar.

Melo Irmão entende que a medida é inconstitucional porque se aplicaria somente ao Comando-Geral da PM, não aos demais cargos de comando previstos no organigrama da Corporação.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete