21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

No Dia da Mulher, Sinjorgran convida para roda de conversa

2018-03-08 10:00:00

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados (Sinjorgran) convida as e os jornalistas para assembleia que será realizada às 17h30 de hoje, 08 de março, em referência ao Dia Internacional da Mulher. O foco será uma roda de conversa para a elaboração da Carta das Mulheres Jornalistas da Grande Dourados, documento público que informará o cenário local, os principais problemas enfrentados no mercado de trabalho e uma pauta de luta que aponte possíveis soluções.

A assembleia será na sede da entidade, à Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 07, centro, em Dourados. Também estão na ordem do dia o convite recebido pelo Sindicato para a Plenária da Frente Brasil Popular de Dourados, a aprovação de novas filiações e outros assuntos. A publicação do edital de convocação desta assembleia geral extraordinária foi feita no Diário Oficial do Município (edição suplementar) de terça-feira (06).

Essa programação do Sinjorgran está articulada com os eventos da Comissão de Mulheres da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas) e também faz parte da agenda de mobilização do Movimento Popular de Mulheres de Dourados que terá várias atividades até o mês de abril, mas que hoje (08) prevê ainda o ato unificado dos movimentos sindicais e sociais, às 15h, na Praça Antônio João.

RODA DE CONVERSA

Com objetivo de oportunizar a reflexão coletiva e a exposição da vivência individual das mulheres na produção jornalística, a roda de conversa será aberta para jornalistas filiados ou não ao Sinjorgran que tenham interesse em compartilhar experiências. Apesar de ser um momento de apresentação de demandas livres por parte das pessoas presentes, para construção da Carta, a roda de conversa abordará alguns pontos centrais, entre eles, o agravamento da precarização das condições de trabalho nas redações, os possíveis impactos da reforma trabalhista e o levantamento inicial feito pelo Sindicato sobre a ocupação das vagas de trabalho por gênero em Dourados.

AGENDA DO MOVIMENTO POPULAR DE MULHERES

Para além do 08 de março, o Movimento Popular de Mulheres de Dourados estará com agenda de mobilização até 12 de abril, com os seguintes eventos: dia 09 – Atividade das mulheres bancárias; dia 10 – às 8h, café da manhã com teatro e conversas com as mulheres do bairro Jóquei, na Praça da Juventude; dias 10 e 11 – às 20h, espetáculo/performance Jaity Muro, no Teatro Municipal; dia 22 – às 19h, Audiência Pública sobre “O que é ser mulher em MS? A violência contra a saúde e a cultura do estupro”, na Câmara de Vereadores de Dourados; dia 23 – atividade de formação do Simted na própria entidade; dia 12 de abril – agenda com sobreviventes da ditadura militar (presas políticas) por meio do curso de Relações Internacionais da UFGD  e no mesmo dia, às 19h, Audiência Pública sobre os impactos do uso de agrotóxicos na Câmara de Dourados. Outras informações estarão disponíveis na página: https://www.facebook.com/movimentopopulardemulheres/.

CONTATOS

O telefone para contato é o (67) 3422-5540 e o e-mail: [email protected]. O site (https://sinjorgranms.wordpress.com/), assim como o Facebook (@sinjorgran.dourados), também estão disponíveis com informações aos interessados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete