27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Concursos para PM e Corpo de Bombeiros em MS vão exigir ensino médio e idade máxima de 30 anos para soldados

2018-01-26 13:34:00

governo de Mato Grosso do Sul já definiu a composição das comissões organizadoras dos concursos públicos que vai promover este ano para o preenchimento de 650 vagas para os cargos de oficiais e de soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Caberá a elas a elaboração dos editais, especificando as normas e procedimentos para a seleção dos candidatos, assim como o cronograma para a sua execução e o prazo de validade do processo seletivo.

Além de estipular quais são os integrantes das comissões, o governo antecipou algumas das exigências para a participação nos certames, no que se refere a idade e escolaridade dos candidatos. Definiu também quais serão as etapas dos certames.

Em relação as vagas de soldado, tanto da Polícia Militar, quanto do Corpo de Bombeiros, a exigência para a participação será de ensino médio completo, como escolaridade, e que os candidatos devem possuir até a data de encerramento das inscrições a idade mínima de 18 e a máxima de 30 anos.

Para as vagas de oficial combatente, o requisito será de ensino superior completo no curso de Direito e até 30 anos idade. Para oficiais médicos, curso superior com especialização na área exigida pelas corporações (que constará no edital), registro no conselho profissional e até 34 anos. E para oficial especialista, ensino superior completo na área demandada pelas unidades (também constará no edital) e também idade máxima de 34 anos.

Para os candidatos que já pertençam à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar, o governo antecipa que não será exigida idade mínima ou máxima, no entanto, eles deverão possuir até a data de encerramento das inscrições, no máximo, 20 anos de efetivo serviço na respectiva corporação.

O governo antecipou também as fases dos certames. Serão cinco para as vagas de soldado: prova escrita de conhecimentos, exame de aptidão mental, exame de saúde, exame de capacidade física e investigação social. Para as vagas de oficiais, os concursos ainda terão mais uma etapa, a prova de títulos.

Das 650 vagas, 450 são para a Polícia Militar. Elas estão distribuídas da seguinte forma:

Concurso Público para a PM em MS

Cargo Número de vagas
Soldado 388
Oficial combatente 50
Oficial de saúde 12
Fonte: Governo de MS

Outras 200 são para o Corpo de Bombeiros. A distribuição é a seguinte:

Concurso Público para o Corpo de Bombeiros em MS

Cargo Número de vagas
Soldado 153
Oficial combatente 23
Oficial de saúde 12
Fonte: Governo de MS
 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete