19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Turismo de MS aposta na integração dos municípios pantaneiros

2018-01-05 19:21:00

Segundo município a receber o credenciamento positivo do Ministério do Turismo para atender turistas chineses é Aquidauana, considerada o portal de entrada do Pantanal, por ser caminho para outras regiões turísticas como Miranda, Corumbá e possuir fácil acesso para Bonito e Bodoquena.

A empresa certificada é a agência Buriti Viagens, fundada há 31 anos no município e que há oito anos foi adquirida pela empresária Lejania Ribeiro. Ela destaca que as certificações internacionais concedidas para Aquidauana, Bonito e Corumbá fortalecerão os roteiros existentes, focados principalmente nas belezas naturais de Mato Grosso do Sul.

"Acredito muito no potencial da Estrada Parque Piraputanga e desde que assumi a administração da empresa busco fortalecer o segmento receptivo. Por isso, assim que fiquei sabendo da seleção do ministério do Turismo, encaminhei proposta e fico satisfeita com a aprovação para nossa empresa", argumenta a proprietária que já foi secretaria municipal de turismo.

TRABALHO EM EQUIPE

Na avaliação de Lejania, para conquistar em definitivo os turistas de outros países é necessário que os municípios de Campo Grande, Corumbá, Bonito e Aquidauana desenvolvam um trabalho de equipe, que possibilite um roteiro de visitas integradas.

"Por enquanto atendemos poucos turistas chineses em Aquidauana, no entanto, se oferecermos um trabalho padronizado de qualidade, conquistaremos um grande público tanto da China, quanto de outros países asiáticos", observa.

Sobre o perfil do visitante chinês, a empresária destaca: "Os turistas que atendi, como guia bilingue, tinham muito interesse pelo turismo ecológico, de aventura, são metódicos e prezam a pontualidade".

DESTAQUE NACIONAL

O município de Aquidauna é um dos destinos do Mapa do Turismo Brasileiro idealizado pelo ministério em 2013. No documento, 3.345 municipios estão identificados como destinos de visitação e divididos em 303 regiões turísticas.

Um dos destaques é a Estrada Parque de Piraputanga, com 42,2 quilômetros, considerada uma Unidade de Conservação da região do Pantanal. O município possui várias aldeias indígenas da nação Terena e muitos atrativos, entre eles quatro distritos (Cipolândia, Piraputanga, Camisão e Taunay, onde está concentrada a maior comunidade indígena do estado) diversas fazendas e local apropriado para a prática de esportes.

SOBRE O CREDENCIAMENTO

A exigência do cadastro das agências junto ao órgão brasileiro de turismo foi estipulada durante a assinatura da parceria entre Brasil e China, pelo MTur e pela Administração Nacional de Turismo chinesa, que representaram os países no acordo denominada Status de Destino Aprovado (ADS, na sigla em inglês).

Em 2016, 130 milhões de chineses viajaram pelo mundo. Desses, apenas 50 mil escolheram o Brasil como destino e apenas 50 elegeram Mato Grosso do Sul para visitar. O acordo entre os países tem como objetivo ampliar o fluxo de turistas entre as duas nações. No caso do Brasil, a medida auxilia na meta prevista do plano Brasil + Turismo, que é de atrair 12 milhões de visitantes vindos do exterior até 2022. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete