33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Até sexta, mais de 1 milhão de carnês do IPVA serão entregues no estado

2017-12-11 14:02:00

Motoristas e condutores de Mato Grosso do Sul já começaram a receber os carnês do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores), com vencimento para janeiro de 2018. Até a próxima sexta-feira (15), 1.006.449 carnês serão entregues pelo Governo do Estado.

Assim como em 2017, o valor do imposto referente ao próximo ano foi calculado com base no desconto de 30%, concedido pelo governo. "O pagamento é importante não apenas para o governo, mas também para os municípios, porque 50% desse recurso é repassado para eles, o que ajuda os gestores a cumprirem com obrigações, como pagamentos no início do ano", relata Reinaldo Azambuja (PSDB), governador do estado.

O pagamento do IPVA deve proporcionar receita de R$ 698 milhões aos cofres estaduais. Quem fizer o pagamento à vista, terá desconto de 15%. O contribuinte que preferir efetuar o pagamento de forma parcelada, pode dividir o valor em até cinco vezes, com vencimento para os últimos dias dos meses de janeiro a maio.

A entrega do carne com antecedência busca ajudar as famílias a organizarem as finanças de início de ano, período de contas sazonais, como matrículas, material escolar e outros impostos.

A cobrança é menor para veículos novos, com primeira tributação no ano que vem. A alíquota, neste caso, é de 1%. As demais são as seguintes: 2% para motos e veículos pesados; 3,5% para carros e caminhonetes.

Veículos com mais de 20 anos de fabricação, locomotivas, ônibus equipados para deficientes, embarcações de pescadores profissionais, entre outros, são isentos do pagamento do imposto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete