25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Fundo de Combate à Corrupção é aprovado no Legislativo

2017-12-06 03:04:00

Durante sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (05), deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão, Fundo Estadual de Combate à Corrupção. A matéria foi apresentada pelo Executivo no dia 06 de novembro deste ano e a proposta determina que o fundo será administrado pela Corregedoria Geral do Estado (CGE).

A matéria que já tem previsto, recursos no valor de R$ 1 milhão provenientes do Governo do Estado, teve sua constitucionalidade aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) e já foi votada em plenário ontem, em primeira discussão.

De acordo com o projeto, no âmbito do Estado, compete aos órgãos de controle interno fiscalizar e reprimir a prática de ilícitos relacionados à corrupção. A matéria não propõe criar multas, visto que estas já estão instituídas pelas leis federais.

A proposta ressalta que a corrupção afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros, prejudiza o desenvolvimento social e econômico, promove perdas de produtividade e reduz o nível de investimentos externos. Além disso cria concorrência desleal, afeta a qualidade dos serviços públicos, agrava a desiguladade social e cria insabilidade política e jurídica, o que gera a perda de confiamça nas instituições públicas.

O projeto apresenta também a necessidade de recursos para dotá-la de estrutura material e humana compatível com a função, possibilitando o “cabal” cumprimento das suas finalidades e o pronto atendimento das expectativas da sociedade.

O deputado estadual João Grandão (PT), disse que não é a favor de que valores para o fundo sejam provenientes do Executivo. “Não acho bom que fundo seja bancado pelo governo. Os valores destinados ao fundo devem vir de multas, autarquias, doações, entre outros”, finalizou o petista. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete