26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Nos Diálogos de Inovação, especialista em neurociência vai debater comportamento coletivo

2017-11-21 20:01:00

Criatividade e inovação parecem sinônimos? Especialista em Inovação e Neurociência para Liderança, Martha Gabriel explica que não. De forma geral, enquanto a criatividade é um processo individual, uma ideia proposta por alguém, a inovação é um processo coletivo, que deve ser trabalhado em grupo e conduz coletivamente a uma mudança de percepção, com capacidade de mudar o mundo, explica.

Por essa razão, continua Martha Gabriel, que empresas precisam umas das outras para que a inovação aconteça. “Vivemos em um mundo complexo, onde as coisas mudam o tempo todo e não sei o que vai acontecer amanhã, e, acima de tudo, é preciso ter criatividade para que surjam novas ideias. Só que as ideias sozinhas não mudam o mundo, ideias para mudarem o mundo precisam ser implementadas, e para serem implementadas são necessárias inúmeras linguagens de programação. Ou seja, é fácil ter ideias, mas você precisa de um apoio e inúmeras pessoas envolvidas para tira-las do papel”, afirma.

É sobre a importância da junção de ideias e esforços que Martha Gabriel falará nesta quarta-feira (22/11), no Shopping Campo Grande, às 10h30, durante o 6º encontro do evento “Diálogos de Inovação”, realizado pela Fiems e Senai. Engenheira, pós-graduada em marketing e design, mestre e PhD em Artes pela USP, com Educação Executiva em Inovação e Neurociência para Liderança pelo MIT Sloan, a palestrante mostrará aos presentes como o aumento da interação e das ações coletivas pode acelerar o crescimento das indústrias existentes e, ainda, fomentar a instalação de novas.

Com o tema “Comportamento Coletivo”, a palestrante, que é autora de cinco livros e consultora da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), responderá perguntas como "Porque saber sobre comportamento coletivo?" ou "Como incentivar a cultura da inovação de forma coletiva". “O processo de implementação de ideias é a inovação, tornar novo, são pequenas ideias ou soluções que apresentamos no dia a dia. Brinco, por exemplo, com o uso do Bombril na antena da TV, isso é inovação. O óleo Johnson para limpar a pele do bebê, é inovação. Esse é o processo, transformar a criatividade em algo que vai agregar valor para o mundo, para mim, para a sociedade”, afirma.

Segundo Martha Gabriel, é importante disseminar essa cultura entre as empresas brasileiras, que, a priori, não incentivam uma conduta inovadora dentro do ambiente corporativo. “Para criar, você tem que ter espaço para errar, e poucas empresas têm esse espaço, se você errou você vai é demitido ou punido por isso e, a partir desse espaço para errar, você tem que ter esse estímulo para inovar, por meio de métodos. Depois de fazer o protótipo, eu tenho que formatar, submeter a uma banca que vai analisar se, de fato, aquilo pode agregar valor, então aprofundar a ideia. E no Brasil não existe essa cultura, esse espaço”, fala.

O evento

A Fiems e o Senai realizam o projeto “Diálogos de Inovação”, que busca inspirar, mobilizar e reunir empresários, empreendedores e a sociedade para discutir a indústria de Mato Grosso do Sul pelos próximos 20 anos, sendo que, ao todo, serão sete encontros. O primeiro encontro dos “Diálogos de Inovação” foi realizado na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado) e abordou as PPPs (Parcerias Público-Privadas) como alternativas ao atual modelo econômico, com a doutora em Direito Administrativo Cristiana Fortini. 

O tema “Cidades Inteligentes” foi discutido na Escola Senai da Construção, com o doutor em Design e Arquitetura pela USP (Universidade de São Paulo), Caio Adorno Vassão, e a MSGás sediou o 3º encontro do projeto, que trouxe Reinaldo Lorenzato, graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Mackenzie, para falar sobre a “Internet das Coisas”. 

Depois foi a vez da apresentação do doutor em tecnologia alimentar Miguel Cerqueira, que falou sobre “Nanotecnologia” durante o 4º encontro realizado na Faculdade de Tecnologia do Senai em Campo Grande (FatecSenai). Já o 5º encontro abordou o tema “Educação” e foi realizado no campus da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande (MS), com a palestrante Cristiana Mattos Assumpção, que é doutora em Engenharia Pedagógica pela Universidade de Columbia, enquanto o tema do 7º encontro será “Desenvolvimento Local e as Indústrias”. 

Para encerrar a série de encontros, o evento “Webinar”, no auditório do Edifício Casa da Indústria, contará com a participação online de todos os sete palestrantes e terá a intermediação do apresentador da Globo News e Canal Futura, Ronaldo Lemos, quando será apresentado o painel “MS – Indústria para o futuro” e todos os participantes poderão dar sua contribuição final, sendo que após os encontros será apresentado o painel “MS – Indústria para o Futuro”.

Formato 

A cada encontro, 20 empresários do Estado serão selecionados para discutir presencialmente um tema específico com o palestrante convidado (e serão orientados a baixar um aplicativo do evento para, enquanto assistem à apresentação, possam acompanhar outras informações e fazer perguntas), enquanto as demais pessoas interessadas podem interagir online. 

Todos os eventos serão transmitidos gratuitamente via Youtube e outras redes sociais da Fiems e Senai, sendo abertos à população em geral com a possibilidade de interação, enquanto as palestras serão realizadas em oito diferentes locais, sempre relacionados ao tema exposto. Responsável pela concepção e organização do evento, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, falou sobre o conceito inovador do evento em si. 

“Trouxemos um ambiente para favorecer essa discussão e, por meio dela, trazer para o nosso Estado a cultura da inovação”, destaca o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero. “O Senai no seu dia a dia já atua com tecnologia e inovação e, por meio do contato com as indústrias e seus diversos segmentos, percebemos alguns gargalos e temas ainda muito mistificados e que, apesar de estarem presentes, ainda representam algumas barreiras que precisam ser discutidas”, acrescentou.

Serviço – Mais informações sobre o evento no site www.dialogosdeinovacao.com.br

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete