18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitos debatem consórcios e PPPs para gestão de resíduos

2017-11-18 15:02:00

As peculiaridades dos consórcios públicos e Parcerias Público-Privadas (PPPs) como alternativas para implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos pelos Municípios foram temas abordados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Mato Grosso do Sul. A entidade participou do Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos, promovido pelo Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), nos dias 13 e 14 deste mês.

A consultora jurídica da CNM, especialista em consórcios, Joanni Henrichs, representou a entidade. Ela destacou os esforços empreendidos para fomentar práticas consorciadas e alcançar o ganho de escala – volume de rejeitos – necessário para viabilizar instituição de aterros sanitários para destinação final adequada dos rejeitos. Tanto no aspecto financeiro quanto no operacional.

“Quando for o caso, é importante atrair a iniciativa privada para celebrar eventuais parcerias público-privadas nessa área”, destacou a consultora. Joanni também sinalizou que existem diversos consórcios públicos exitosos, atuando no segmento, e que cabe aos gestores definirem quais ações da cadeia de gestão de resíduos o consórcio irá implementar. A Confederação aconselha que as medidas sejam adotadas após minuciosos estudos de viabilidade técnica e financeira.

Alertas

Durante o evento, os participantes também foram alertados para a importância de mobilização política em apoio à pauta municipalista, que visa a aprovar os Projetos de Leis (PLs) de interesse dos consórcios públicos. Dentre os projetos, atualmente, em tramitação no Congresso Nacional é importante acompanhar:

  • o PL 2.543/2015, que propõe a contratação dos servidores dos consórcios pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
  • o PL 2.542/2015, que trata da inclusão de Municípios consorciados no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc); e
  • o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 31/2017, que prevê possibilitar a contratação de operações de crédito externo e interno pelos consórcios públicos. 

     

Convocatório

Joanni repassou aos prefeitos participantes do evento a convocação do presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, de que o movimento municipalista se una, em Brasília, nos dias 21 e 22 de novembro para ações da campanha Não deixem os Municípios afundarem. Os gestores também foram convidados a participar do Seminário de Consórcios e Permissões agenda para os dias 23 e 24 de novembro também na Capital Federal. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete