20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Logística ruim trava avanço do desenvolvimento de MS

2017-11-03 11:52:00

Se a política de incentivos fiscais foi essencial para a atração de indústrias para Mato Grosso do Sul, a logística deficitária pode afastar investidores. Na teoria, o Estado conta com os principais meios de escoamento da produção (ferrovia, rodovias e hidrovias). Na prática, todos precisam de investimentos.

A deficiência logística do Estado foi apontada, desde agora, como um dos obstáculos, por exemplo, para a implantação de uma terceira fábrica de celulose da Fibria em Três Lagoas, que, em setembro, deu início às operações da segunda linha. De acordo com o diretor de Operações da empresa, Aires Galhardo, por enquanto não há qualquer projeto ou cronograma neste sentido, somente balanços financeiros elaborados pela companhia não descartando a viabilidade de uma terceira linha ou projetos voltados para a produção de biocombustíveis e lignina.

“Uma terceira fábrica não está descartada, mas ainda não temos um projeto para novos investimentos. São muitos fatores que precisam ser analisados para a instalação de uma terceira planta e a logística é um deles. Nós chegamos a um teto [para o escoamento da produção] com a linha dois. Já estamos usando uma alternativa, que é Aparecida do Taboado”, disse.

Com a segunda planta e 3,25 milhões de toneladas ao todo, o complexo de Três Lagoas se tornou o maior do mundo em produção de celulose branqueada. Para escoar essa produção, o transporte ferroviário foi mantido, mas teve que criar uma nova rota.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete