24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

MS nasceu com orçamento de 4 bilhões e 3 governadores em um ano

2017-10-11 08:44:00

"PáginasPáginas amareladas mostram a bandeira e nomes do primeiro escalão do governo de MS. (Foto: André Bittar)
 
"MS

Contemporâneo da Ditadura, Mato Grosso do Sul nasceu numa terça-feira, 11 de outubro de 1977, pelo decreto do presidente Ernesto Geisel. Mas, a nova unidade federativa a se fazer estrela na bandeira do Brasil só ganhou estrutura administrativa a partir de primeiro de janeiro de 1979.

Da caneta do primeiro governador, o gaúcho Harry Amorim Costa surge um Estado com orçamento de quatro bilhões, setecentos e vinte e cinco milhões, trezentos e quarenta mil cruzeiros (Cr$ 4.725.340.000,00).

O valor consta nas páginas amareladas do decreto lei 13, datado de 1º de janeiro de 1979, quando foi publicado o primeiro Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. A estrutura era enxuta, num total de oito secretarias.

“Foi dividido em 1977, mas a instalação do primeiro governo é de janeiro de 1979. Nesse período, se montou a máquina administrativa para o Estado começar a funcionar. Em novembro de 1978, houve eleição para a Assembleia Legislativa. Em janeiro de 1979 foi instalado o governo. O nome mais forte da Arena era o de [Pedro] Pedrossian, mas o partido se dividiu e o governo militar indicou Harry Amorim Costa”, afirma a historiadora Marisa Bittar, autora do livro “Mato Grosso do Sul: A construção de um Estado”, em entrevistasobre a gênese de MS.

O primeiro escalão era composto pelas pastas de Planejamento e Coordenação Geral, Fazenda, Administração, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura Regional e Urbana, Justiça e Segurança Pública. Cada secretário teria direito a vencimentos de 32 mil cruzeiros.

 

"PrimeiroPrimeiro Diário Oficial: E nasce a estrutura administrativa de Mato Grosso do Sul. (Foto: André Bittar)

Uma particularidade, num retrato típico da época, é que no comando das secretarias, todos eram homens. O tema representatividade da mulher só entraria em pauta na década de 1990. Quase 40 anos depois, o Estado tem um dez pastas no primeiro escalão, sendo apenas duas dirigidas por mulheres: Educação e Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

Técnico – Em 1979, o primeiro escalão era formado por Jardel Barcellos de Paula, Paulo de Almeida Fagundes, Nelson Strohmeier Lersch, Odilon Martins Romeo, Afonso Nogueira Simões Côrrea, Carlos Garcia Voges, Nelson Mendes Fontoura, Euro Barbosa de Barros.

Dos setores, a maior parcela era destinada ao setor de obras: 1,1 bilhão de cruzeiros. O perfil do novo governado era mais técnico, mas sua gestão teve vida curta: de primeiro de janeiro de 1979 a 12 de junho de 1979.

“Na verdade, todo governo é político. Mas o governo federal fez fez uma indicação auto-intitulada técnica porque os políticos do novo Estado não chegaram a um acordo sobre o nome a ser indicado. Tinha uma estrutura simplificada de secretarias, isso também , de certa forma, deu à população uma impressão de ser um governo técnico. Mas, logo depois sucumbiu e adotou a estrutura dos outros Estados. O governo chamado técnico teve vida curta”, lembra a historiadora.

 

"EstadoEstado ficou com 55 municípios na divisão de Mato Grosso. (Foto: André Bittar)

Políticos – Para o professor Wagner Cordeiro Chagas, mestre em História pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o estilo de Harry deixou descontentes. “Acredito que o fato de Harry Amorim ter implementado no estado uma gestão técnica, com secretários de perfil técnico e não político, deixou muitas figuras acostumadas ao velho sistema político que vinha dos tempos de Cuiabá, descontentes com ele”, afirma.

Os interesses políticos fizeram que Mato Grosso do Sul tivesse nascimento turbulento, com três governadores em um ano. Após Harry, o poder foi assumido por Londres Machado, então presidente da Assembleia Legislativa, entre 13 e 30 de junho de 1979. Na sequencia, entre 30 de junho de 1979 e 28 de outubro de 1980, o mais alto cargo no novo Estado coube a Marcelo Miranda.

“Os líderes chegaram a um nome de consenso, o do então prefeito de Campo Grande, Marcelo Miranda Soares, afilhado político de Pedro Pedrossian. Pouco mais de 1 ano depois, Pedrossian, alegando que Marcelo Miranda frustrara suas expectativas, se articulou para derrubou o governador e finalmente conquistou a chefia do Executivo sul-mato- grossense. Não tenho dúvidas de como foi complicado aquele começo de funcionamento de nosso Estado”, afirma o pesquisador.

 

"FundaçãoFundação de Cultura tem acervo com registro oficial do MT desde 1949. (Foto: André Bittar)

Estado do equilíbrio – Logo na primeira edição, o Diário Oficial trouxe a bandeira da nova unidade da federação, que ansiava se equilibrar entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente. Há 38 anos, o tom era idílico.

"Nós somos o Estado do equilíbrio, onde chaminés siderúrgicas e áreas florestais coexistirão pacificamente, lado a lado", diz o texto de Mauro Miguel Munhoz, que elaborou o desenho da bandeira de Mato Grosso do Sul.

"Nosso símbolo é o do equilíbrio, da firmeza e da serenidade. Nós somos a estrela dourada que brilha no céu azul da esperança, a simbolizar a riqueza do nosso labor", diz o criador da bandeira.
Visita à história – Quem quer conhecer em detalhes a origem de Mato Grosso do Sul pode consultar os diários oficiais no arquivo da Fundação de Cultura ou na modalidade eletrônica, pois os diários oficiais desde 1979 foram digitalizados.

A visita à versão tradicional é feita principalmente por pesquisadores e servidores públicos em busca de documentos para comprovar o tempo de serviço com fins de aposentadoria. O arquivo físico tem os diários oficiais de Mato Grosso desde 1949.

"HinoHino de Mato Grosso do Sul. (Foto: André Bittar)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete