26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Paralisação de agentes penitenciários preocupa OAB-MS

2017-09-23 06:03:00

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) vê com preocupação a paralisação dos agentes penitenciários marcada para acontecer neste domingo (24), em Mato Grosso do Sul.

Segundo sindicato da categoria, o objetivo da ação é o de cobrar da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e do governo do Estado segurança aos servidores que sofrem ameaças por exercer a profissão.

Por meio de nota divulgada em seu site oficial a OAB-MS, comenta que a postura, adotada pelo Sindicato em Assembléia Extraordinária, irá afetar diretamente mais de 16 mil custodiados e familiares no Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive toda a classe de Advogados, uma vez que será paralisado diversos serviços, incluindo visitas de familiares, entrada de alimentos, escolta e atendimento médicos, atendimento a Advogados e Oficiais de Justiça.

A OAB-MS defende o Estado Democrático de Direito e entende que a manifestação do sindicato é legítima para atender as reivindicações da categoria; porém, não se pode atingir a garantia de direitos constitucionais e serviços essenciais aos custodiados pelo Estado de Mato Grosso do Sul, como atendimento médico, banho de sol, atendimento de Advogados e demais serviços.

Assembleia – A categoria definiu em assembleia, realizada na quarta-feira (20), que serão suspensos banho de sol; visitas; entrega de alimentação e objetos aos presos; liberação para trabalho; atendimento aos advogados; atendimento aos oficiais de justiça; liberação de presos dos regimes aberto e semiaberto para visitação em domicílios; assistências penais, educacionais, laborativas e religiosas. Atendimento à saúde só será em casos de urgência e emergência e recebimento de preso.

Conforme o Sinsap (Sindicato dos Servidores Estaduais da Administração Penitenciária), a categoria protesta também por melhores salários, cumprimento do acordo referente ao reposicionamento de classe por tempo de serviço e a convocação dos formandos. Procurada, a Agepen informou que por enquanto não vai se posicionar sobre o assunto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete