20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Intensificada aplicação de vacinas e vitamina A em aldeias

2007-11-21 13:10:00

A cobertura vacinal nas 72 aldeias de Mato Grosso do Sul hoje atinge quase cem por cento em crianças menores de cinco anos de idade, de acordo com o DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena.

O trabalho das equipes multidisciplinares de saúde da Funasa vai além das campanhas periódicas promovidas nas aldeias. Para garantir este índice de imunização, os dados sobre cada criança e adulto vacinados são cadastrados no programa SIASI – Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (que passou a ser utilizado para esta finalidade desde 2005). Este programa contribui para a busca de faltosos, ou seja, periodicamente é gerado um relatório das pessoas que não comparecem para a vacinação, e estas são procuradas em suas casas pelo Agente Indígena de Saúde (AIS) para que possam receber as vacinas pendentes.

Desde o início desta semana teve início nos Pólos de Iguatemi, Amambaí, Antônio João e Caarapó o rastreamento vacinal de adultos, principalmente de mulheres em idade fértil e adolescentes, para atualização do cadastro (SIASI) determinando a quantidade exata de índios que estão com vacinas atualizadas e já possuem carteirinhas.

Caso não tenha o documento comprovando as doses aplicadas, é iniciado novo esquema vacinal devidamente registrado no SIASI, para que haja continuidade na assistência à saúde.

Ao todo, 20 aldeias da região sul do estado ocupadas pelas etnias Guarani-Kaiowá, receberão doses regulares de vacinas cumprindo o calendário previsto pelo Ministério da Saúde para imunização das crianças, em conjunto trabalhando no cadastramento da real situação vacinal dos adultos, através do resgate de informações, e ainda da realização da segunda etapa do mutirão de vitamina “A”.

Serão intensificadas as ações até o início da próxima semana nas aldeias Cerrito, Acampamento Yvy katu, Porto Lindo, Sombrerito, Caarapó, Guira-Roka,Taquara, Jarará, Guaimbé, Rancho Jacaré, Campestre, Cerro Marangatu, Pirakuá, Kokue-y, Lima Campo, Amambaí, Limão Verde,Guassuty e Taquapery, localizadas nos municípios de Eldorado, Japorã, Sete Quedas, Antônio João, Bela Vista, Ponta Porã, Caarapó, Juti e Laguna Caarapã.

Em Dezembro essas ações estão agendadas nos Pólos-Bases de Bonito, Bodoquena e Miranda, abrangendo mais 14 aldeias, com aproximadamente 7.800 indígenas das etnias Terena e Kadwéu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete