23.3 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

TRE-MS recebe recursos para reaver mandatos de ‘infiéis’

2007-11-21 03:32:00

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) recebeu apenas três recursos de partidos ou suplentes interessados em reaver os mandatos de ‘infiéis’, que deixaram a legenda após o dia 27 de março de 2007, prazo estipulado em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre fidelidade partidária. As legendas ainda podem recorrer até 30 de novembro e os diretamente interessados – suplentes – até 30 de dezembro.

Segundo o TRE-MS, a coordenação de registro de informações recebeu três processos: o DEM exige a devolução do mandato de Lucas Lázaro Gerolomo, que deixou o partido para ingressar no PSB; o PTB de Jardim protocolou recurso contra José Amaury Soares Lopes, atualmente filiado no PDT e o PMDB de Dourados quer reaver o mandato do deputado estadual Ari Artuzzi, também no PDT.

O caso de Ari Artuzzi é o mais conhecido no Estado, depois de polêmica votação secreta em reunião na casa do deputado federal Waldemir Moka. Por seis votos a favor, três contrários e três abstenções, o PMDB ingressou com recurso no TRE-MS. Em declarações anteriores, Artuzzi se diz perseguido pelo antigo partido e diz que deixou o PMDB para poder disputar a prefeitura de Dourados. ““O governador sempre falou que ia me fuzilar, me metralhar e agora quer pedir meu mandato? Engraçadinho!”, disse, em entrevista já concedida ao portal TV Morena.

O vereador de Costa Rica Lucas Lázaro Gerolomo deixou o DEM no dia 5 de outubro para ingressar no PMDB, partido do prefeito da cidade, Valdeli dos Santos Rosa. O delegado dos democratas, Roberto Rodrigues, diz que Gerolomo assumiu até a secretaria de Saúde do município. O processo foi protocolado no dia 5 de novembro deste ano. O vereador não foi encontrado para falar sobre o assunto.

No caso do vereador de Jardim, José Amaury Soares Lopes (PDT), o seu algoz é o suplente e presidente do diretório do PTB no município, Fernando de Freitas, que protocolou o recurso no TRE-MS ontem, ao meio-dia. Lopes se desfiliou do PTB no dia 5 de outubro, mas diz que já não pertencia a legenda, oficialmente desde 6 de junho de 2005.

"No cartório eleitoral me disseram que eu tinha saído”. Apesar de estar fora do partido, aceitou assumir a Executiva no dia 2 de abril de 2007, dizendo que prometerem ajuda-lo a reestrutura o PTB em Jardim. “Só que me abandonaram e eu mandei uma carta no dia 18 de setembro pedindo a saída do PTB”, conta. No dia 5 de outubro, ingressou no PDT.

Fernando de Freitas diz que José Amaury retornou oficialmente no PTB pelo diretório regional de Campo Grande, sendo nomeado presidente da comissão provisória do partido. “Ele estava no partido sim e dentro do prazo previsto pelo STF”, diz.



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete