26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Governo quer programa educacional antidrogas em todos municípios

2017-06-21 21:01:00

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) deverá funcionar em todo o Estado até o fim deste ano. A informação foi divulgada na segunda-feira (19) pelo comandante da Polícia Militar (PM), coronel Waldir Ribeiro Acosta, durante comemoração dos 20 anos do Proerd com participação do ministro do Desenvolvimento, Osmar Gasparini, governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e secretário de segurança José Carlos Barbosa.

Segundo Acosta, desde a criação do programa 300 mil alunos do 5º ao 9º ano já foram beneficiados.  Em média, são feitos 20 mil atendimentos por ano.

“É uma ferramenta muito eficaz no combate ao tráfico porque, ao contrário do policiamento, o Proerd atua de forma preventiva, de forma a alertar os alunos e suas famílias sobre os riscos das drogas”, declarou o comandante.

O coronel pontuou ainda que, só este ano já foram apreendidas 50 toneladas de entorpecente no Estado.



PREOCUPAÇÃO NACIONAL 

Gasparini informou que tanto Ministério de Defesa quanto Ministério da Justiça estão realocando seus recursos para enfrentar a questão da disseminação da droga no Brasil.

“A droga hoje é uma epidemia devastadora no País. É um fator de empobrecimento à população porque um chefe de família dependente químico joga toda família na miséria e ele também”, opinou o ministro.

Ele lembrou que o Brasil faz fronteira com os maiores produtores de drogas do mundo e como esse fator tem efeitos drásticos para o País. “Nós passamos muito tempo, eu diria quase duas décadas, sem nenhuma política eficaz e articulada para enfrentar esse problema tão grave. Não tem cabimento o Brasil ser o país com o maior número de homicídios do mundo e ser o País onde mais se mata jovens no mundo. Está na hora de fazermos esse enfrentamento”.

Declarações semelhantes foram feitas por Azambuja. Ele disse que o videomonitoramento está sendo montado nas 14 cidades fronteiriças com Bolívia e Paraguai.

“Mas precisamos de efetivo maior, precisamos da presença das forças federais. Essa integração das forças estaduais com as forças federais, núcleo de inteligência de fronteira é fundamental porque você só trabalha no combate às grandes facções com inteligência, então essa integração é um ponto de partida interessante”, declarou.

Barbosa completou que as ações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ficaram mais intensas nos últimos anos. “Se em 2011 nós apreendemos 44 toneladas de drogas, em 2016 foram quase 300 toneladas, portanto, na medida em que houve o crescimento da produção, da distribuição, da comercialização, as forças estaduais também intensificaram suas ações, mas precisamos da parte do governo federal uma atenção maior às nossas fronteiras”, finalizou.

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (EUA), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do Proerd.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete