32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Deputados rejeitam projeto que queria proibir pesca do dourado em MS

2017-06-07 16:16:00

Após seis meses de discussões e adiamentos, os deputados estaduais decidiram rejeitar e arquivar o projeto que previa a proibição da pesca do dourado em rios de Mato Grosso do Sul, por oito anos.

A votação foi nesta quarta-feira (7), após dois pedidos seguidos de vistas nas últimas sessões. Após oito votos a favor e oito contra, a decisão final foi do presidente da Assembleia, Junior Mochi (PSDB), que votou pelo arquivamento da proposta.

Segundo ele, desde que é presidente, há dois anos e meio, esta foi a primeira vez que precisou desempatar uma votação.

Justificou seu voto dizendo que, assim como o deputado Herculano Borges (SD), seria mais interessante se houvessem períodos de pesca permitida dentro dos oito anos de proibição. Durante a sessão de hoje, Herculano pediu que fosse acrescentada uma emenda sobre esse assunto, que foi rejeitada por falta de tempo.

Ainda antes da votação de hoje, o deputado Maurício Picarelli (PSDB) pediu para analisar melhor o projeto. Porém, esse foi o terceiro pedido de vistas consecutivo e o presidente Mochi pediu para que ele reavaliasse a decisão, visto que prolongaria ainda mais o projeto que permaneceu por seis meses na casa.

Autor do projeto, Beto Pereira (PSDB) agradeceu os votos, lembrou que o projeto estava á seis meses na casa e por isso insistiu em votar hoje e ressaltou que a preocupação é que no futuro exija a extinção da especia, alegando que a proibição por oito anos iria contribuir para a reprodução de quatro gerações.

Votaram a favor os deputados Beto Pereira (PSDB), Coronel David (PSB), Flavio Kayatt (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Paulo Correa (PR), Jorge Takymoto (PDT), Renato Câmara (PMDB) e Rinaldo Modesto (PSDB).

Os oito contra foram Amarildo Cruz (PT), Pedro Kemp (PT), João Grandão (PT), Cabo almi (PT), Herculano Borges (SD), Paulo Siuffi (PMDB), Antonieta Amorim (PMDB) e Mauricio Picareli (PSDB).

Polêmica – O tema provocou reação de vários setores durante sua discussão. Enquanto ambientalistas pedem a preservação da espécie ameaçada de extinção, grupos de pescadores pediram o arquivamento. Para eles, a aprovação iria afetar a atividade profissional.

Em Corumbá a pesca e transporte do dourado é proibida, conforme lei municipal.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete