29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pesquisa em MS busca o desenvolvimento de novos antibióticos

2017-06-07 15:30:00

O período que compreende as décadas de 1.950 a 1.970 é conhecido como "o momento dourado dos antibióticos", em que a maioria das classes de antibióticos foram descobertas. Essa evolução incrível da ciência passou de benefício a malefício para a população quando os medicamentos começaram a ser prescritos e utilizados pela população de forma indiscriminada.

Além do uso diretor em humanos, houve a introdução dos antibióticos na cadeia alimentar como aditivos para animais, concebidos para prevenir doenças e promover um crescimento mais rápido, além do seu uso, como ingredientes em produtos de limpeza.

Ao longo da vida, o corpo humano interage continuamente com diferentes tipos de microrganismos, incluindo bactérias comensais, que colonizam pele e mucosas, e também agentes patogênicos. Na maioria dos casos, os patógenos invasores são eficazmente erradicados pelo sistema imunitário, impedindo o desenvolvimento de uma infecção. Infecções letais que antes eram incuráveis foram tratadas após a descoberta e subsequente comercialização dos antibióticos.

Superbactérias

As chamadas ‘superbactérias’ são resistentes a praticamente todos os antibióticos disponíveis no mercado, o que as torna responsáveis por aproximadamente 18% das mortes em todo o mundo.

Uma infecção bacteriana em seu estágio mais avançado pode levar a sepse, que ocorre quando as bactérias invadem a corrente sanguínea do hospedeiro. A sepse consiste em uma doença complexa e dinâmica caracterizada por uma resposta imune sistêmica a microrganismos patogênicos invasores ou suas toxinas. Esta resposta imune compreende o reconhecimento do agente patogênico por células imunitárias, que liberam mediadores inflamatórios, tais como peptídeos e proteínas de defesa do hospedeiro, bem como a ativação sistêmica do complemento e a cascata de coagulação.

"A resistência bacteriana é um tema que tem gerado muita curiosidade, por se tratar de um assunto que preocupa tanto médicos quanto a população em geral. Pacientes hospitalizados tendem a receber doses indiscriminadas de antimicrobianos, o que tem sido um dos grandes contribuintes para a seleção de cepas bacterianas resistentes, implicando infecções importantes. As Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (Iras) frequentemente são ocasionadas por estes patógenos multirresistentes, dificultando muito o tratamento já que as opções terapêuticas são reduzidas", explica Fernanda Nomiyama Figueiredo, biomédica e microbiologista Hospital Santa Luzia, localizado em Brasília (DF).

Fernanda afirma ainda que as bactérias existentes em ambientes hospitalares apresentam comportamento diferenciado daquelas pertencentes à microbiota normal humana. A disseminação destes microrganismos ocorre de forma facilitada, podendo ser transmitida de um paciente a outro por meio de fômites ou até mesmo por meio de profissionais que não realizam higienização correta das mãos. "A resistência bacteriana ocorre principalmente por meio de genes que são codificados por plasmídeos, elementos genéticos independentes, que se replicam de forma autônoma e podem ser transmitidos de uma bactéria a outra, mesmo sendo de gêneros e espécies diferentes".

As medidas de higiene hospitalar são essenciais para o controle da proliferação dos microrganismos. "É necessária atenção redobrada em relação aos cuidados com o paciente hospitalizado, medidas de controle de infecções hospitalares eficazes, higienização correta das mãos e um bom laboratório de microbiologia, que seja capaz de detectar o micro-organismo causador de infecção no paciente, para que o tratamento correto seja realizado para cada infecção em específico", ressalta Fernanda.

Apesar da melhoria nos procedimentos de cuidados à saúde, a incidência de sepse tem crescido nos últimos anos, aumentando a mortalidade e o tempo de internação. Mesmo com os avanços na terapia e o desenvolvimento do tratamento com antibióticos de amplo espectro, a mortalidade é ainda considerável.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete