25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Governo lança programa que reduz burocracia no agronegócio

2017-05-12 13:02:00

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lança na próxima terça-feira (16), em Campo Grande, o Agro + MS, ação efetiva do poder público para fortalecer o agronegócio em seus diversos níveis, eliminar a burocracia e facilitar o trabalho dos produtores rurais, mantendo a qualidade e a sanidade dos produtos. O lançamento será feito no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, às 9h30, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, interino, Eumar Novack.

Durante o evento será assinada a formalização da adesão de Mato Grosso do Sul ao Plano Agro Mais, do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa). “Temos de ser mais competitivos para ampliar nossa inserção no mercado internacional do agronegócio. A redução da burocracia diminui os custos das atividades do setor além de combater a ineficiência. Isso é fundamental para o fortalecimento do agronegócio sul-mato-grossense, da agricultura familiar aos grandes produtores”, afirma Reinaldo Azambuja.

As discussões sobre adesão ao programa iniciaram em novembro do ano passado entre o governo do Estado e a Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul (SFA-MS). Desde então, um grupo de trabalho vem levantando demandas do setor rural que vão de encontro ao programa de desburocratização promovido pelo Estado desde 2015, criando um ambiente único em torno de ações que venham tornar mais fácil a utilização das ferramentas governamentais que é um dos elos que dão sustentação ao modo de gestão do governo atual, que tem no bojo de sua administração a busca pela excelência e transparência das ações.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, “o governo do Estado deu início em 2015 a uma série de medidas de desburocratização.

A adesão ao Agro + já estava em nossa pauta de discussão. Agora, com a união de estruturas e criação da Semagro [Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar], temos condições mais favoráveis para a efetiva implantação do programa. No âmbito da secretaria e seus órgãos vinculados, como o Imasul, Iagro e Agraer, já foram adotados uma série de procedimentos para aumentar a eficiência institucional e tornar mais ágil o tempo de resposta às necessidades do agronegócio sul-mato-grossense, bem como da agricultura familiar”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete