21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cidades que se destacam na geração de empregos no Estado

2017-04-22 23:01:00

Mato Grosso do Sul fechou o mês de março com saldo positivo de 1.245 empregos formais no estoque, quando comparados números de contratações e demissões. O resultado foi o terceiro melhor do País, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e fez com que, no trimestre, a geração de empregos passasse para 4.872 admissões a mais que contratações.

O saldo é resultado do comportamento apresentado principalmente por cidades de menor porte. Além de Três lagoas, que lidera a geração de empregos no Estado desde o ano passado principalmente na área da construção civil e fechou o mês de março com saldo positivo de 774 novas vagas no estoque, Sonora também chama a atenção. Com 17.941 mil habitantes, o município encerrou o primeiro trimestre do ano com saldo positivo de 609 empregos a mais no estoque.

Conforme dados do Caged, do total de vagas geradas a mais no estoque, a maioria, 543 empregos formais, foram criados pelo setor agropecuário, aquecido, principalmente, pela colheita da safra de cana-de-açúcar. No ranking das ocupações com melhores saldos de emprego, aparece, em primeiro, o de trabalhador da cultura da cana-de-açúcar, com 290 admissões a mais que demissões. Os setores da indústria da transformação, comércio e serviços também fecharam com saldo positivo de geração de empregos, com 16, 21 e 28 postos de trabalho a mais no estoque.

Em terceiro lugar aparece o município de Caarapó, com saldo positivo de 490 novos empregos. Somente o setor agropecuário gerou 503 postos de trabalho. No entanto, a queda em outros segmentos afetou o resultado, como a indústria da transformação (-17 vagas extintas), construção civil (-2) e comércio (-7). O setor de serviços fechou com saldo positivo de 15 vagas a mais no estoque. Assim como Sonora, a colheita da cana-de-açúcar influenciou no resultado – foram 418 novas contratações para o trabalhador da cultura de cana-de-açúcar.

Campo Grande, embora tenha encerrado o mês de março com saldo negativo de geração de empregos, aparece na quarta colocação. A Capital fechou o primeiro trimestre com saldo positivo de 435 novos empregos. A construção civil foi a que mais gerou empregos, com 449 vagas a mais no estoque, seguida pelo setor de serviços, com 274 empregos criados. Os setores da indústria da transformação e agropecuário também tiveram saldo positivo, com geração de 86 e 59 empregos, respectivamente. O resultado só não foi melhor em decorrência do comportamento apresentado pelo comércio, que, de janeiro a março, extinguiu 324 postos de trabalho.

São Gabriel do Oeste fechou o trimestre com saldo positivo de 362 novos postos de trabalho no estoque. 

CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGO NO TRIMESTRE

1º Três Lagoas – +774 vagas
2º Sonora – + 609 vagas
3º Caarapó – + 490 vagas
4º Campo Grande – + 435 vagas
5º São Gabriel do Oeste – +362 vagas
6º Nova Andradina – +329
7º Costa Rica – + 290
8º Itaquirai – +244
9º Maracaju – +226
10º Corumbá – +211 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete