32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil discute barreiras chinesas ao açúcar nacional

2016-10-25 17:30:00

Brasil vai à Organização Mundial do Comércio (OMC)  para discutir barreiras chinesas ao açúcar nacional . Acontece hoje, em Genebra, reunião com uma missão de Pequim para tentar evitar uma taxação que pode significar duras perdas ao setor exportador nacional. Segundo a diplomacia brasileira, a China deveria considerar que a imposição de salvaguardas é um instrumento que deve ser aplicado apenas em "situações excepcionais".

Desde setembro, o Brasil passou a ser um dos países incluídos em investigação do governo chinês sobre o comércio do açúcar. Num documento enviado à OMC, Pequim diz que decidiu abrir investigações depois de ter constatado que o açúcar importado já representava 47% da produção nacional.

Em 2011, eram 27%. Além disso, os chineses apontam que, hoje, o produto importado ocupa 32% do consumo nacional de açúcar. Em 2011, eram de 21%. Austrália, Tailândia e Coreia do Sul também estão sob investigação. Mas, como o Brasil representa mais de 50% da importação chinesa do produto, uma eventual salvaguarda imposta pelos chineses teria um impacto especialmente importante para o exportador nacional.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete