30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Aprovado projeto que proíbe refrigerantes em escolas no MS

2016-08-23 16:52:00

O projeto de lei nº124/16, que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas de educação básica em Mato Grosso do Sul, foi aprovado com 16 votos nesta terça-feira (23), na Assembléia Legislativa, após receber parecer favorável da Comissão de Saúde. A emenda segue para ser sancionada pelo Governo do Estado.

O deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB), autor do projeto, ressaltou que a preocupação com a venda da bebida nas escolas é antiga, já que ela pode ser prejudicial pela quantia exorbitante de açúcar. Uma lata de 355 ml contém 36 gramas , valor acima do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 25 gramas por dia.

"Se o próprio fabricante entende que a venda de seus produtos em ambiente escolar não é recomendável e pede a ajuda da sociedade para divulgar, é claro que temos que tomar atitude mais rígida em relação à isso, afinal é a saúde das nossas crianças e adolescentes que está envolvida. A OMS divulgou números que são preocupantes, 33,5% das crianças do país têm sobrepeso e 14,3% estão obesas", disse.

A lei ainda prevê que materiais sobre os malefícios da bebida sejam divulgados. Fabricantes como a Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCO Brasil defendiam o projeto e em junho suspenderam a distribuição de refrigerante à escolas no país.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 53% dos alunos de escolas particulares e 20% de escolas públicas compram refrigerante em cantinas. "Os números são altos, acredito que essa é hora de nos unir, para que haja conscientização nas escolas e dentro de casa, pois somos nós que damos exemplo, e pelo visto não temos feito bem esse papel, afinal segundo o IBGE 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida pelo menos cinco vezes por semana", finalizou o deputado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete