16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Gravação de testes físicos será discutida para virar lei em MS

2016-08-18 17:23:00

O projeto de lei 161/2016, que passou a tramitar na Assembleia Legislativa a partir de hoje, quer obrigar que todos os exames de capacidade física feitos em concursos das Polícias Militar, Civil e Bombeiros passem a ser filmados. Todos os exercícios seriam gravados, é o que prevê a proposta.

Questionamentos sobre o resultado desses testes geram centenas de recursos na Justiça, de candidatos que discordam do resultado final. Essas avaliações costuma ser a última no concurso e tem caráter eliminatório.

A Lei 3.808/2009 é a que regula o exame de capacidade física. O projeto quer incluir artigo nessa legislação  com a seguinte redação: "Art. 42. Os exames de capacidade física serão obrigatórios e integralmente filmados pela Comissão Organizadora".

A proposta foi apresentada em sessão de hoje dos deputados e agora precisa tramitar na Casa para ser analisada a legalidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Não há prazo definido para isso acontecer.

O autor, deputado Coronel David (PSC), alega que as filmagens poderiam dar mais critério para essas avaliações. "Faltam critérios para a avaliação física", apontou, via assessoria de imprensa.

Se aprovado, as imagens que passarão a ser feitas poderão ser solicitadas em caso de recurso administrativo ou ação judicial. Haveria também uma taxa a ser cobrada para requisitar uma cópia. Esse material ficaria guardado no prazo mínimo de 90 dias depois da homologação do resultado do concurso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete