21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Polícia amplia equipe para atuar em situações de crise no Estado

2016-07-30 19:21:00

Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fará curso, com 40 vagas, com objetivo de capacitar policiais militares para exercerem tarefas em situações críticas que exigem resposta especial da polícia.

Curso de Operações Especiais é inédito no Estado e deve começar na primeira quinzena de novembro. 

Policial militar candidato deverá passar por rigorosa seleção física, por meio de testes de aptidão física e de habilidades específicas, além de avaliação de saúde. Seleção será em setembro e outubro.

Curso é composto de quatro fases, sendo elas rústica, policial, técnica e complementar.

Na primeira fase, objetivo é ambientar policias nos mais difíceis terrenos e situações. Nesta fase, militar será treinado a suportar situações de alto estresse físico e psicológico, mesmo diante de fadiga e desconforto.

Em seguida, policial terá oportunidade de vivenciar situações práticas e teóricas, visando aperfeiçoar conhecimentos da atividade policial de preservação da ordem pública.

Na fase técnica, serão ministradas disciplinas que visam dar conhecimentos específicos da atividade de operações especiais, capacitando os policiais a intervir em cenários de crise de maneira pontual e direta.

Na última etapa, objetivo é fornecer elementos técnicos suficientes para o oficial planejar ações, coordenar, instruir e treinar equipes na área de operações especiais policiais.

Comandante do Bope, tenente-coronel Wagner Ferreira da Silva, afirmou que os preparativos estão sendo feitos de forma que a formação possa estar entre as melhores do país. Segundo ele, militares de todo Brasil estão procurando vagas por conta dos “ resultados positivos no enfrentamento às crises policiais”.

Militares interessados em participar do curso podem acessar edital no site do Governo do Estado. Nele estão disponíveis os critérios técnicos específicos de seleção e requisitos mínimos para a matrícula.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete