18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Detran revoga vistoria veicular e valor pago pode ser ressarcido

2016-07-21 15:03:00

Depois de ações na Justiça, reclamações de condutores e até investigações do Ministério Público Estadual (MPE), enfim, a vistoria para veículos com mais de 5 anos de fabricação foi revogada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) hoje. A pergunta feita pela maioria dos condutores que alguma vez já pagaram pela inspeção, que era obrigatória desde o início do ano passado, é se o valor já gasto pode ser ressarcido.

Para tirar a dúvida, o Portal Correio do Estado ouviu o advogado Otávio Figueiró, especialista em Direito Tributário. Segundo ele, quem já pagou pela vistoria desde que ela foi instituída, pode recorrer à Justiça para que o valor seja reembolsado.

“Foi estabelecida uma cobrança com base em resolução do Contran que não foi regulamentada. O estado criou a obrigatoriedade sem essa regulamentação, por isso cabe uma ação de repetição de indébito”, afirma o advogado.

Segundo o especialista, o condutor que quiser ter o dinheiro de volta precisa constituir um advogado que entrará com a ação na Justiça. Apesar de não ter como estimar o tempo que um processo como esse leva para ser julgado, Otávio afirma que geralmente são ações de desfecho rápido.

Ainda segundo o especialista, cada condutor terá que entrar de forma individual no Judiciário porque as vistorias podiam ser feitas em lugares diferentes e nesse caso não caberia uma ação civil conjunta na Justiça.

Já o advogado tributarista Glauco Lubacheski de Aguiar explica que outra alternativa é o proprietário do veículo pedir o ressarcimento do valor junto ao Juizado da Fazenda Pública, alegando inconstitucionalidade da cobrança. É preciso apresentar documentos pessoais, do veículo, a guia paga e informar que não tem advogado para que defensor público seja nomeado.

Glauco explica ainda que se trata do mesmo fato gerando dois tributos porque o licenciamento, já é a previsão de taxa para verificar se o veículo tem condições de trafegar. 'Se tivesse lei precedendo essa cobrança, governador ou Detran jamais poderiam acabar com ela. Como é tributo e não foi instituído por lei, é inconstitucional”, finalizou advogado especialista.

Por outro lado, a diretoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) afirma que o valor já pago pela vistoria não será ressarcido pelo órgão. A única saída para tentar ter o dinheiro de volta, ao que tudo indica, será mesmo recorrer à Justiça. A vistoria custava R$ 80 no Detran e R$ 120 nas credenciadas.

REVOGAÇÃO

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, a mando do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a portaria que previa a vistoria foi revogada porque quando ela entrou em vigor estava previsto que só valeria se o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) se manifestasse favorável a cobrança, o que ainda não aconteceu.

Na portaria, o diretor-presidente do Detran, Gerson Claro, afirma que a proposta de regulamentação da cobrança por parte do Contran deve acontecer em breve e, com isso, “sanar omissão histórica do Contran em dar efetividade ao disposto”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete