22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Projeto propõe que Estado divida com municípios taxa de inspeção veicular

2016-05-29 11:01:00

Diante da crise financeira e da responsabilidade dos municípios com o trânsito, o deputado estadual Marquinhos Trad (PSD) apresentou, nesta terça-feira (24), projeto de lei que determina a partilha da verba arrecadada com a polêmica taxa de inspeção veicular, em vigor desde o começo de 2015, em Mato Grosso do Sul.

“Primeiramente, reforço que sou absolutamente contra essa cobrança, tentamos de várias maneiras anular essa taxa, mas fomos vencidos. Como ela está em vigor, defendemos o rateio dos recursos com os municípios, responsáveis pela manutenção das vias urbanas, onde acontecem mais acidentes do que nas estradas estaduais”, frisou Marquinhos.

De acordo com o projeto, os cerca de R$ 100 milhões arrecadados anualmente com a taxa de inspeção veicular seriam divididos com os municípios. O Estado ficaria com 50% do valor e as prefeituras com a outra metade.

Criada no fim da gestão do governador André Puccinelli (PMDB), a cobrança exige do contribuinte gasto anual de em torno de R$ 120 para realizar a inspeção em veículos acima de cinco anos.

Na época, o governo justificou à nova taxa para cubrir “os prejuízos sociais e econômicos à sociedade gerados pelos acidentes de trânsito, muitas vezes provocados pela circulação de veículos em más condições de manutenção ”.

“Os prejuízos sociais e econômicos pertencem somente ao Estado? Isso não condiz com a realidade, as estatísticas demonstram que a incidência de acidentes dentro do perímetro urbano é muito maior que nas estradas estaduais”, reforçou Marquinhos.

Para entrar em vigor, o projeto precisa do aval das maioria dos 24 deputados estaduais e o apoio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete