26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

MS tem dívida de 94% da receita, oitava maior entre os estados

2016-05-28 13:02:00

Mato Grosso do Sul aparece como o oitavo estado mais endividado do país, com dívida que chega a 94% da receita anual de 2015. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking, com percentual que passa dos 200% e acarreta em penalidades, como a impossibilidade de contrair novos débitos.

Dados do Tesouro Nacional e do Banco Central divulgados hoje pela Folha de São Paulo, mostram que os estados são os que mais sofrem financeiramente com a queda na arrecadação federal, devido a crise.

O nível de endividamento resulta em problemas financeiros para os estados. O levantamento mostra que, praticamente todos sofrem algum tipo de fragilidade fiscal, seja queda na receita, contas no vermelho, endividamento ou gastos com pessoal em excesso.

Mato Grosso do Sul está com nível alto de dívida, mas a situação é mais favorável do que em outros sete estados. Por aqui, a crise financeira não é novidade. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2015, tem dito que a situação é crítica.

No ano passado, fez um mutirão de corte de gastos em cada secretaria para otimizar os recursos e aumentou os principais impostos, como ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre a propriedade de Veículo automotor).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete