24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Audiência pública irá debater instalação de ferrovia em MS

2016-01-23 08:20:00

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará no dia 2 de fevereiro (terça-feira), em Três Lagoas (MS), a segunda de três sessões presenciais que discutirão a instalação da ferrovia de Ouro Verde de Goiás (GO) a Três Lagoas (MS). O projeto integra a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal.

As audiências, que acontecem também em Anápolis, Goiás (26 de janeiro) e Brasília (16 de fevereiro), tem o objetivo de colher subsídios para aprimorar os estudos técnicos e as minutas de edital e de contrato que disciplinarão as condições em que se dará a concessão.

A ferrovia possui dois trechos: o primeiro é a continuação da Ferrovia Norte-Sul nos estados de Goiás e São Paulo. Já está em fase final de construção pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. A chegada ao município de Estrela D’Oeste/SP permitirá a conexão da Ferrovia Norte-Sul com a malha ferroviária existente concedida à ALL Malha Paulista S.A., possibilitando o acesso ao Porto de Santos.

Já o trecho ferroviário compreendido entre os municípios de Estrela D’Oeste (SP) e Três Lagoas (MS) atravessará uma região que possui grande vocação agrícola e industrial, com produção de celulose e que projeta a abertura de novos empreendimentos.

Após as audiências públicas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres realizará o aprimoramento dos estudos técnicos, das minutas de contrato, o edital e do modelo econômico-financeira. A documentação será encaminhada ao Tribunal de Contas da União, que estudará o processo de outorga e o lançamento do edital de licitação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete