24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Candidatos sentem falta de debates na OAB-MS

2015-11-19 07:01:00

A corrida pela presidência da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul), que termina nesta quinta-feira, foi marcada por pedidos de impugnação aos adversários e apresentação de propostas que beneficiassem não apenas a categoria, mas que retomassem o protagonismo da entidade perante a sociedade. Alguns candidatos consideraram ruim a falta de momentos em que todas chapas pudessem expor suas ideias e discuti-las aos olhos dos eleitores.

Veja Mais
› Desafio do novo presidente da OAB é retomar protagonismo da ordem
› Candidato da oposição promete gestão equilibrada na OAB

Luiz Renato Adler considerou a campanha positiva. “Conseguimos um grupo quer tem uma cumplicidade e harmonia muito grandes. Todos trabalharam, se doaram. Eu só achei que faltou o debate entre os candidatos. Campanha da ordem sem debate, não é campanha. Tentamos vários, mas a nossa chapa foi a única que topou participar. Os advogados perdem com isso”, afirma.

A chapa dele também teve pedido de impugnação contra um dos conselheiros, que seria parente de outro membro da chapa, mas segundo o candidato, a situação foi superada pelo indeferimento do processo perante a comissão eleitoral da entidade.

Entre as propostas apresentadas, a que mais teve destaque durante a campanha foi a contratação de um advogado para ficar de sobreaviso 24 horas por dia para garantir as prerrogativas da categoria. “Hoje nós só temos voluntários e pretendemos ter um profissional contratado para isso, com revezamento nos fins de semana e feriados”, completa.

 

"AfeifeAfeife é o primeiro advogado do interior a tentar presidência da ordem (Foto: Fernando Antunes)

Afeife Hajj considera a campanha “mais que ótima”, prometendo uma gestão com ética, moral e dignidade. “O interior já disse que quer um candidato para uma OAB independente, advogado respeitado. Eu entendo que a OAB tem que ser independente dos partidos, dos políticos e dos poderes. Tem que ser harmoniosa”, opina.

O douradense também sentiu falta de discussões mais amplas entre os concorrentes. “Chamei todos para o debate e nenhum quis debater. Talvez eles não conhecem as normas e não estão preparados para discutir”.

“Percorri todo o estado, comarca por comarca e sei todo o sofrimento dos colegas do interior e também na Capital. As prerrogativas, não existem. Nossos advogados estão desamparados, não teve reciclagem e o Código Penal veio para ficar”, pontua.

Em números – Na próxima sexta-feira, 7.781 advogados vão às urnas para escolher o novo presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul). Segundo a Comissão Eleitoral da OAB-MS, para serem considerados aptos a votar, os advogados inscritos na ordem devem estar com as anuidades em dia. Em Campo Grande, 4.821 irão participar do pleito junto com outros 2.960 no interior.

Para organizar o processo, foram escolhidos e treinados 48 mesários na Capital e 99 nos demais municípios, que deverão operacionalizar 47 urnas eletrônicas emprestadas pela Justiça Eleitoral para a disputa, sendo 14 em Campo Grande e o restante no interior.

Também irão atuar 564 fiscais durante o pleito em todo o estado. A instituição também revelou que a comissão já recebeu vários pedidos de impugnação e emitiu 14 decisões, entre deferidas e negadas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete