33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Aftosa: resultado de sorologia será divulgado no dia 25

2007-09-19 10:48:00

Deve sair no dia 25 de setembro, terça-feira próxima, o resultado da sorologia que vai apontar se a febre aftosa persiste ou não na região de Eldorado, Mundo Novo e Japorã. A informação sobre a data é do superintendente federal de Agricultura, Orlando Baez. Segundo ele, ainda não há uma data marcada para a reunião extraordinária da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) onde Mato Grosso do Sul espera retomar o status de área livre de febre aftosa.

A divulgação do resultado da sorologia estava prevista inicialmente para a primeira quinzena de agosto, mas isso não ocorreu. Para este mês estava prevista a reunião da OIE, em Paris, onde seria feita a defesa de Mato Grosso do Sul, embasada pelos resultados. No início deste ano, a última sorologia apontou indícios da continuidade da circulação do vírus causador da febre aftosa. Por isso mais abates foram feitos.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto, acredita que a demora para divulgação dos resultados da sorologia esteja prejudicando a pecuária do Estado, que também leva mais tempo para se refazer. Os focos de febre aftosa foram encontrados em outubro do ano passado em rebanhos de Eldorado, Mundo Novo e Japorã. Antes da ocorrência da doença o Estado liderava as exportações nacionais de carne bovina.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete