31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Missão russa analisa sanidade do rebanho bovino de MS

2007-09-13 20:32:00

Uma missão composta por três técnicos do serviço de sanidade animal da Rússia  está em Mato Grosso do Sul desde esta quarta-feira à noite para analisar a situação epidemiologica do rebanho bovino do Estado.
Mato Grosso do Sul tem um dos maiores rebanhos bovinos do País, com cerca de 25 milhões de animais, e tem grande interesse em voltar a exportar carne para a Rússia.

Antes do Estado, a missão técnica esteve em Santa Catarina, onde foram verificar ‘in loco’ a sanidade animal do rebanho bovino. Eles também aproveitaram para visitar propriedades que fazem a engorda de suínos e indústrias de processamento de aves.

Agenda em MS- Os técnicos russos vão permanecer no Estado até o dia 15. O primeiro compromisso oficial na manhã desta quinta, foi uma reunião com o govenador André Puccinelli e a secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, na Governadoria.

Depois dessa reunião, a missão seguiu para a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), onde se reúne com técnicos da instituiçãoe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Após a renião, eles seguem para Eldorado, para visitas aos estabelecimentos e propriedades rurais da região Sul do Estado, onde surgiram focos de febre aftosa em 2005. As visitas serão acompanhadas pelo fiscal federal agropecuária Nilton Antônio de Morais, do Departamento de Saúde Animal do MAPA.

Missão- Segundo o MAPA, esta é a maior delegação do serviço veterinário da Federação Russa que já esteve no Brasil. Aproximadamente 20 técnicos e representantes do governo russo passarão 20 dias no País para avaliar toda a cadeia produtiva da carne.

Para o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o governo brasileiro irá se esforçar em cumprir todas as exigências feitas pelo serviço veterinário russo. “Esse é um mercado importante para o Brasil e merece toda a nossa consideração”, afirma.

A delegação russa deve avaliar o serviço veterinário brasileiro, os laboratórios, a situação geral da saúde animal no País e o controle relativo à tuberculose e à brucelose. Técnicos do Mapa acompanham os russos durante todo o roteiro de visitas.

Ao término da missão, deve ser discutido e redigido um memorando de entendimento, o primeiro documento de normas sanitárias a ser escrito entre o Brasil e a Rússia. “Nosso objetivo é estabelecer regras claras entre os dois países”, explica Konstatin Karamyshev, chefe do Setor de Inspeções Internacionais do Ministério da Agricultura da Federação Russa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete