17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

COB anuncia candidatura do RJ para Olimpíadas de 2016

2007-09-10 10:30:00

COB (Comitê Olímpico Brasileiro) oficializou na última sexta-feira a postulação do Rio de Janeiro como cidade candidata à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela entidade. A documentação enviada ao COI (Comitê Olímpico Internacional) foi composta por uma carta de apresentação do COB, pela carta de inscrição e de garantia assinada pelo prefeito local, Cesar Maia, pelo presidente da entidade brasileira, Carlos Arthur Nuzman, e por cartas de garantia para a realização dos Jogos assinadas pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral.

O prazo determinado pelo COI para a inscrição de candidaturas aos Jogos de 2016 vai até a próxima sexta-feira, dia 13.
Para Nuzman, a garantia dos três níveis de governo é um diferencial da candidatura da cidade brasileira. "É importante registrar desde já o apoio, a participação e a garantia dos três níveis de Governo em torno deste projeto. Essa união foi fundamental para o sucesso dos Jogos Pan-americanos e será importantíssima para a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos", afirmou Nuzman.

Pelo calendário do processo de candidatura, até o dia 14 de janeiro de 2008 as cidades deverão apresentar as respostas ao questionário e outras garantias exigidas pelo COI. A partir de janeiro, a entidade internacional analisará esses documentos e, no período de 3 a 5 de junho de 2008, em Atenas, definirá as cidades que se tornarão candidatas oficiais à sede de 2016.

A escolha da cidade sede está marcada para o dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. O Rio deve concorrer com cidades como Chicago (EUA), Tóquio (Japão), Madri (Espanha), Praga (República Tcheca), Doha (Qatar), Paku (Azerbaijão).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete