23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Combinação hoje pode fazer São Paulo depender de sorteio

2015-04-22 19:00:00

A segunda e última vaga do Grupo 2 da Copa Libertadores será definida na noite desta quarta-feira. Ou não necessariamente. Se o São Paulo empatar com o líder e já classificado Corinthians e o San Lorenzo vencer o lanterna Danubio, ambos ficarão com dez pontos cada. Dependendo da quantidade de gols, ficarão empatados tecnicamente também em todos os critérios. Neste caso, o vice-líder da chave será conhecido somente através de sorteio.

Segundo o regulamento da Conmebol para a competição, os parâmetros para desempate são, pela ordem: saldo de gols, gols marcados, gols marcados como visitante e sorteio. Como as duas equipes têm dois gols cada fora de casa e jogarão como mandante nesta quarta-feira, só se recorreria à última solução com empate por 0 a 0 no Morumbi e triunfo por 4 a 1 em Buenos Aires – ou com resultados daí em diante que mantenham a diferença, como 1 a 1 mais 5 a 2, 2 a 2 e 6 a 3, e assim sucessivamente.

 
Ceni quer cativar torcida e não vê São Paulo "frio" em campo

Em sua última participação na Libertadores, em 2013, o São Paulo viveu situação semelhante na última rodada. Se vencesse o Atlético-MG por 2 a 1, no Morumbi, e Arsenal de Sarandí e The Strongest empatassem por 1 a 1, na Argentina, seria tirada a sorte contra o time boliviano. "Espero que a gente consiga reverter essa situação complicada, nem que seja se classificando por moeda", chegou a dizer Ney Franco, o então treinador. Não foi preciso: o time paulista derrotou o rival mineiro por 2 a 0 e contou com vitória argentina para avançar às oitavas de final.

Em 1943, a moeda foi motivo de piada por parte dos são-paulinos. Por conta da hegemonia estadual de Corinthians e Palmeiras naquele período, dizia-se que, jogando uma moeda, era possível acertar o campeão paulista qualquer lado que desse. Ao fim da competição, no entanto, o vencedor foi o São Paulo, motivando ironia dos dirigentes em reposta ao ditado da época.

"
 
São Paulo venceu Danubio na última rodada e depende só de si para avançar

Foto: Miguel Rojo / AFP

Um eventual sorteio na Libertadores não seria com moedas, mas sim com um globo. Ao menos foi assim que, em 1999, o Corinthians avançou às quartas de final da Mercosul. Empatado com o Boca Juniors em todos os critérios, o time brasileiro ganhou a vaga após sorteio na sede da Conmebol, no Paraguai. Diante de representantes dos dois clubes, bolas de 1 a 10 foram colocadas em um globo. Alberto Dualib optou pelas pares, e a sorteada foi a de número 4.

Para não lançar sua sorte ao acaso nesta quarta-feira, basta ao São Paulo vencer justamente o Corinthians, por qualquer placar. Até mesmo um empate, porém, seria novidade na temporada. Em dois clássicos disputados contra o rival, foram duas derrotas. Uma em Itaquera , na estreia da Libertadores, e outra no Morumbi , em jogo válido peloCampeonato Paulista .

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete