24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil bate a Espanha e volta á elite do tênis mundial

2014-09-14 19:34:00

Thomaz Bellucci foi lançado ao ar por sua equipe depois de duas atuações memoráveis que lideraram o Brasil a uma vitória épica na Copa Davis. No saibro do ginásio do Ibirapuera, neste domingo, o paulista, número 83 do mundo, carregou o peso de ser crucial para o triunfo verde-amarelo, se agigantou e venceu Roberto Bautista Agut, 15º do ranking, para garantir o retorno do Brasil à elite mundial em 2015. Um fim da semana que ficará marcado na história do tenista.

– É um marco da minha carreira com certeza, uma das vitórias mais emocionantes. Desde o início da semana de treinamento, eu memorizei que tinha a possibilidade de ganhar os dois jogos. Sabia que seria difícil. Desde a preparação até os dois sets do primeiro jogo, eu estava ansioso, muito nervoso. Não é fácil administrar isso. O mais difícil durante essa semana inteira foi administrar esse nervosismo. O mais difícil às vezes para um tenista é jogar com ele mesmo. Consegui administrar bem isso, jogar concentrado mesmo cansado, demonstrando que estava no jogo, ligado. A equipe me incentivou muito desde o primeiro ponto. Tive um apoio muito grande junto de casa, da família – disse Bellucci, ainda cansado, logo depois da batalha de 3h contra Bautista Agut.

"ThomazThomaz Bellucci é festejado pelo time brasileiro em São Paulo (Foto: Reuters)

O saibro do Ibirapuera foi onde o tenista se sentiu mais à vontade neste ano, empurrado pela família e por amigos. Bellucci, que mora e treina em São Paulo, ressaltou o papel da torcida e principalmente da equipe. Para o tenista, despachar a Espanha para o Zonal Europeu depois de 18 anos no Grupo Mundial é um feito não apenas dele, mas do tênis brasileiro.

– Muito mais do que uma conquista pessoal, é uma conquista da equipe. Todo mundo é merecedor. Desde os juvenis, aos fisioterapeutas e aos médicos, todo mundo está de parabéns. Uma vitória de todos nós. Mais do que minha é uma vitória do tênis brasileiro. Isso é o legal da Copa Davis. Para nós, representar nosso país é mais gratificante do que qualquer outra coisa que possamos fazer no nosso esporte. Conseguimos mostrar o nosso valor na quadra. Agora vamos para o Grupo Mundial – disse Thomaz.

"ThomazThomaz venceu os dois jogos que fez na Davis

(Foto: Reuters)

O sorteio do Grupo Mundial de 2015 será na próxima quinta-feira, às 12h (de Brasília), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Serão 16 equipes, 15 delas já definidas – Sérvia e Índia brigam pela última vaga. Além do Brasil, conquistaram um posto neste fim de semana Argentina, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Croácia e Bélgica. Já estavam garantidas as equipes de República Tcheca, Japão, Alemanha, Itália, Grã-Bretanha, Cazaquistão, França e Suíça – os dois últimos disputarão o título deste ano.

Fora da elite mundial, a Espanha se rendeu às boas atuações de Bellucci. O capitão Carlos Moyá admitiu que se surpreendeu com o desempenho acima da média do brasileiro.

– Sinceramente, eu não esperava essa atuação do Bellucci, que ele fosse grande desta maneira. Foi uma pena ter perdido no primeiro dia, quando tivemos um match point. Da nossa parte, parabéns à equipe do Brasil.

O capitão brasileiro João Zwetsch foi exaltado pela equipe nas celebrações. Criticado por ter escalado Rogério Dutra Silva (número 201 do mundo) e sequer ter convocado João Souza, o Feijão (número 103 do mundo) para o duelo. O gaúcho ressaltou o peso da conquista brasileira.

– Ganhamos da Espanha, né? Desde que o sorteio aconteceu e ficamos sabendo que era a Espanha, por mais que fosse legal jogar, a Espanha é uma máquina de fazer jogadores, são os caras mais competitivos do Circuito. Foi uma grande luta pessoal de cada um, diária, constante para se convencer dia após dia de que poderíamos ganhar. Os jogadores batalham muito. Para qualquer equipe do mundo, bater a Espanha principal é quase impossível. Depois ficou mais forte na nossa cabeça que podíamos vencer. Todos são grandes merecedores. Foi uma vitória marcante – disse João.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete