21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Atlético-MG vence por 4×3 e é campeão da Recopa 2014

2014-07-24 00:06:00

O Atlético-MG manteve nesta quarta-feira ao menos uma soberania na América do Sul. Campeão da Libertadores de 2013, o time mineiro precisou da prorrogação para bater o Lanús no Mineirão. O clube alvinegro sofreu derrota no tempo normal por 3 a 2 com gol do adversário no último minuto da segunda etapa, mas, com dois gols em infelicidades do time argentino no prolongamento, venceu por 4 a 3 para conquistar o título da Recopa Sul-Americana, aumentando a hegemonia nacional na competição disputada entre os dois campeões dos principais torneios da Conmebol.

Após vencer o duelo de ida por 1 a 0 na Argentina, os atleticanos chegaram a sofrer uma virada dos argentinos no primeiro tempo e se assustaram com uma pressão do adversário no fim do segundo tempo, quando a partida estava igualada em 2 a 2. Um gol levaria o duelo para a prorrogação e foi o que ocorreu já nos acréscimos da etapa final, para frustração dos torcedores atleticanos. Duas "lambanças" do adversário, entretanto, deram o título para o time alvinegro.

Com a vitória, o Brasil amplia ainda mais a hegemonia na Recopa. Os times nacionais conquistaram os últimos quatro torneios entre o campeão da Libertadores e o da atual Copa Sul-Americana (antes 2011 – Internacional, 2012 – Santos e 2013 – Corinthians). Ademais, os brasileiros agora somam nove títulos e seis vices – a Argentina, segundo país com mais conquistas, tem seis troféus e 11 vices.

Quatro gols e vantagem atleticana

Parecia que o Atlético-MG levaria o título facilmente em casa. Logo aos 5min, a bola bateu no braço de Ayala dentro da área e o time mineiro teve pênalti a seu favor. Na cobrança, Diego Tardelli cobrou bem e fez seu centésimo gol com a camisa atleticana, inclusive mostrando uma camisa em homenagem à marca durante a festa com os companheiros. No minuto seguinte, contudo, os donos da casa foram surpreendidos: Ayala recebeu sozinho na área e chutou forte para deixar tudo igual.

O Lanús assustaria mais ainda no primeiro tempo. Aos 25min, o rodado atacante Santiago “El Tanque” Silva aproveitou rebote de defesa sensacional de Victor para, de carrinho, concluir para o gol e virar a partida, resultado que levaria o confronto para os pênaltis. Ainda assim, os atleticanos conseguiram relaxar um pouco antes do intervalo: aos 37min, Marcos Rocha deu cruzamento na medida para Maicosuel finalizar de primeira para o fundo da rede e retomar a vantagem alvinegra.

Gol no último minuto adia título atleticano

Na volta do intervalo, o duelo caiu de intensidade e os gols em sequência pararam. Mesmo assim, aos 6min Ronaldinho recebeu lindo passe de Tardelli e tocou na saída do goleiro adversário, mas viu um defensor impedir o gol. Os argentinos também eram perigosos e assustavam os mandantes, mas aos 25min Diego Tardelli só não marcou o terceiro galista por defesa espetacular do goleiro adversário em chute de fora da área do atacante.

Com a proximidade do fim da partida, o Lanús passou a ocupar o campo de ataque e criar jogadas. A tensão tomou a Arena Independência, que se aquietou e observou atenta a pressão do adversário. Quando a vitória parecia certa, os argentinos empataram a segundos do fim do jogo: aos 48min, Santiago Silva escorou cruzamento de cabeça para defesa sensacional de Victor, mas no rebote Acosta empurrou para as redes para conseguir empate épico.

Prorrogação: falhas de argentinos dão troféu ao Atlético-MG

Sem Ronaldinho, Diego Tardelli e Maicosuel, substituídos no segundo tempo, o Atlético-MG foi para a prorrogação abalado. Mesmo assim, assustou em bolas levantadas na área no início do prolongamento – o Lanús também ficou perto de marcar em cobrança de falta. No fim da etapa inicial do tempo extra, Luan escapou pela esquerda e cruzou, mas viu a bola desviar na defesa adversária, enganar o goleiro Marchesín e morrer no fundo do gol – na comemoração, o atacante celebrou ao estilo Cristiano Ronaldo e por várias vezes fez o gesto “eu estou aqui”.

O título atleticano foi consumado com uma falha absurda da defesa adversária. Aos 7min do segundo tempo da prorrogação, Ayala tentou recuo de cabeça para o goleiro enquanto o arqueiro saía do gol e a bola morreu no fundo da rede. Bastou oito minutos passarem, inclusive com uma expulsão de um revoltado Acosta, para os atleticanos soltarem mais um grito de “é, campeão”, após frustrações recentes na Libertadores de 2014 e no Mundial de Clubes de 2013.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 4 X 3 LANÚS

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data: 23 de julho de 2014, quarta-feira

Horário: 22h (de Brasília)

Árbitro: Roberto Silvera (URU)

Assistentes: Miguel A. Nievas e Nicolas Taran (ambos do Uruguai)

Público: 54.786 torcedores

Cartões amarelos: (Atlético-MG) Tardelli, Pierre, Réver, Leandro Donizete (Lanús) Ayala , Somoza, Acosta, González, Braghieri, Gómez

Cartão vermelho: (Lanús) Acosta

Gols: Atlético-MG: Tardelli, aos seis, e Maicosuel, aos 37 minutos do primeiro tempo; Luan, aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação, e Ayala, contra, aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação

Lanús: Ayala, aos oitos, e Santiago Silva, aos 25 minutos do primeiro tempo; Acosta, aos 49 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Maicosuel (Guilherme) e Ronaldinho (Luan); Tardelli (Dátolo) e Jô

Técnico: Levir Culpi

LANÚS: Marchesín; Araújo (Melano), Gómez (Benitez), Braghieri e Velázquez; González, Somoza, Ayala e Ortiz (Pasquini); Santiago Silva e Acosta

Técnico: Schelotto

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete