22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Caarapó: “Deda” mantêm escolinha de formação de atletas

2007-08-01 10:08:37

Sérgio da Luz

                Dos campos de Caarapó, a grandes clubes brasileiros e europeus. Essa foi à trajetória de João Baratelho Cavanha, conhecido popularmente em Caarapó como “Deda”. Ainda jovem embarcou num sonho: “Ser jogador de futebol”. Após 12 anos Deda voltou às origens, agora mantêm em Caarapó uma escolinha de futebol, passando um pouco de tudo o que aprendeu a aproximadamente 140 crianças.

Trajetória – Deda sempre se destacou nas escolinhas municipais, e com apenas 17 anos, seguiu para o time do Ubiratam de Dourados, onde ficou por seis meses. Iniciava ali sua trajetória no futebol. Em seguida foi para o Internacional de Porto Alegre, onde jogou por um ano e meio, o Ubiratam não aceito a proposta do time gaúcho para ficar com Deda, vendendo-o para o Fluminense do Rio de Janeiro. “No Flu foi o meu melhor momento do Futebol, estava no auge da minha forma física, além da honra de vestir a camisa de um dos maiores times do Brasil” destaca Deda.

                O meio campista nunca poderia imaginar tamanha glória dada a ele pelo futebol, passou pelas equipes do Figueirense-RJ, Catanduvense –SP,Santa Cruz – PE, Itumbiara – GO, Anapolina – GO, Vitória – ES.

                Em 1996, foi convidada para jogar em um time de Portugal, proposta que não poderia recusar. Jogou nos times do Freamunde e no Câmara dos Lobos, times da segunda divisão do futebol português.

                Encerrou sua carreira em 2000, após quatro anos no futebol europeu, jogou por mais seis meses na equipe Universal, no Rio de Janeiro, em seguida parou. “Parei por opção própria, já estava com 32 anos, e havia me machucado várias vezes, estava satisfeito como profissional” disse.

 Trabalho com as crianças –  Após encerrar a carreira, Deda retornou a Caarapó, abrindo uma escolinha de Futebol para crianças de 07 a 17 anos. Atualmente o trabalho conta com cerca de 140 crianças, nas duas escolinhas que mantêm, uma pela prefeitura municipal e outra pela AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).

                A escolinha já vem colhendo bons resultados, dois garotos já fazem parte das equipes de base do Fluminense e outros três jogam no clube Sete de Setembro de Dourados “o nosso trabalho, além de manter os lados sociais, de tirar as crianças da rua, das drogas, dos vícios, também queremos formas verdadeiros atletas, dando a eles oportunidades de resalizarem o sonho que toda a criança têm, ser jogador de futebol” acrescenta. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete